Flamengo e Palmeiras empataram por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, no Engenhão, pela 29ª rodada do Brasileirão. O resultado no Rio não alivia a grave crise palmeirense, que sofre com sérios problemas internos e vem colecionado resultados ruins nos últimos jogos. Do outro lado, diminui as chances flamenguistas de chegar ao título do campeonato.
Agora, o Palmeiras já soma quatro jogos sem vitória, sendo três empates e uma derrota, e chega aos 41 pontos, cada vez mais longe da briga pela vaga na Libertadores. E o Flamengo, com 48 pontos, aumenta a sua série invicta para seis partidas - são três vitórias e três empates -, mas desperdiça a chance de encostar nos primeiros colocados do campeonato.
O Palmeiras entrou em campo vivendo uma enorme crise. Após o volante João Vitor ser agredido por torcedores na tarde de terça-feira, os jogadores se rebelaram e decidiram adiar a viagem ao Rio - sem concentração, a delegação embarcou apenas na manhã desta quarta. Líder do protesto, o atacante Kléber discutiu com o técnico Luiz Felipe Scolari e foi afastado do time.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Além do afastamento de Kléber, o Palmeiras teve dois desfalques importantes nesta quarta-feira: o meia Valdivia estava retornando da seleção chilena e o goleiro Marcos foi poupado novamente. O Flamengo também teve uma ausência muito sentida, já que Ronaldinho Gaúcho não conseguiu voltar a tempo do México, após a disputa do amistoso do Brasil na noite de terça.
Apesar de tantos problemas, o Palmeiras começou o jogo melhor, marcando forte e levando algum perigo no ataque. Mas a primeira grande chance foi do Flamengo. Numa mesma jogada, aos 15 minutos, o time carioca acertou duas bolas na travessão, com cabeçadas de Bottinelli e Léo Moura - entre elas, o goleiro Deola ainda fez ótima defesa em cabeçada de Thiago Neves.
Aos 21 minutos, o Palmeiras criou uma chance de gol com o atacante Fernandão, que teve certa liberdade dentro da área, mas chutou muito fraco, nas mãos do goleiro Felipe. O Flamengo respondeu aos 26, quando Thiago Neves arriscou de muito longe e exigiu boa defesa de Deola. Nessa altura, o time carioca já dominava o jogo, controlando a posse de bola no ataque.
Para piorar a situação palmeirense, o volante e capitão Marcos Assunção caiu de mal jeito e machucou o ombro direito, sendo substituído aos 35 minutos - Rivaldo entrou em seu lugar. Mesmo sem um de seus principais jogadores, o Palmeiras criou ótima chance aos 39, quando Fernandão não alcançou a bola na área, mas Maikon Leite chegou chutando e Alex Silva evitou o gol.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com uma formação mais ofensiva, após o técnico Vanderlei Luxemburgo trocar o volante Willians pelo meia-atacante Negueba - além disso, Jael substituiu Deivid no ataque. Assim, o time carioca acabou abrindo o placar aos 10 minutos, quando Thiago Neves chutou cruzado, Jael não alcançou e a bola entrou direto no gol.
O Palmeiras, no entanto, teve forças para reagir. Aos 18 minutos, Maikon Leite recebeu bom passe de Cicinho e chutou com categoria, empatando o jogo. Depois disso, os dois times tiveram chance para marcar. Do lado palmeirense, Luan mandou por cima. E no flamenguista, Deola fez linda defesa no chute de Jael. Assim, o confronto no Engenhão acabou mesmo empatado.