Espanha e França, dois do times mais técnicos da Eurocopa, fizeram um jogo fraco neste sábado, em Donetsk. Nenhuma das duas equipes conseguiu impor seu ritmo e quem levou a melhor em Donetsk foi a seleção espanhola, que venceu por 2 a 0, com dois gols de Xabi Alonso. Ele abriu o placar de cabeça no primeiro tempo e fechou a contagem de pênalti no último minuto.
Agora, na semifinal, a Espanha vai mais uma vez medir forças com Portugal, num jogo que, para os portugueses, já é tido como revanche da derrota nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. Na ocasião os espanhóis venceram por 1 a 0 e seguiram rumo ao título mundial.
Eliminada, a França volta para casa sem ter convencido na Eurocopa. Empatou com a Inglaterra, perdeu da Suécia e conseguiu apenas uma vitória, sobre a Ucrânia. Benzema, que chegou à competição como candidato a artilheiro, vai embora sem ter marcado nenhum gol.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Nos três primeiros jogos ele ainda tentou bastante (deu 16 chutes a gol), mas, neste sábado, mal apareceu, tanto que não tentou nenhuma finalização. Chutes a gol, aliás, foram raridade em Donetsk, num total de 13, apenas: nove para a Espanha, quatro para a França. Destes, seis foram em direção à meta. Cada goleiro fez uma única defesa.
Ajudou para isso a escalação conservadora da Espanha, sem um atacante de ofício. E, para piorar, Iniesta, David Silva e Fábregas, os três homens mais ofensivos, jogaram mal. O gol foi um achado, aos 18 minutos. Jordi Alba fez jogada individual pela esquerda e cruzou na área. Xabi Alonso, vindo de trás, apareceu sem marcação e cabeceou sem chances para Lloris.
Depois o jogo seguiu truncado, com a Espanha tendo ligeira superioridade. Precisando empatar, a França se lançou ao ataque no segundo tempo e roubou dos rivais a predominância na posse de bola. Já no fim, Pedro foi derrubado na área. Pênalti para Xabi Alonso cobrar e marcar.