O goleiro Felipe admitiu que o time do Flamengo encara a classificação para a Libertadores de 2012 como uma "obrigação". Mas, para ficar com a vaga, precisará pelo menos de um empate no clássico contra o Vasco, domingo, no Engenhão, pela última rodada do Brasileirão - esse resultado, inclusive, impediria o título vascaíno, para alegria completa da torcida flamenguista.
"Queremos o Flamengo na Libertadores, queremos dar essa vaga para a torcida. Só pensamos nisso, é nossa obrigação. Com um bom resultado, a torcida ficará feliz e ainda poderá brincar com a perda do título do Vasco", afirmou Felipe, um dos titulares do time flamenguista, lembrando que o rival carioca disputa o título do Brasileirão com o Corinthians, que tem dois pontos de vantagem na liderança do campeonato e também joga no domingo, contra o Palmeiras, no Pacaembu.
Apesar da confiança, Felipe não vê vantagem para o Flamengo por causa do desgaste físico enfrentado pelo Vasco com a maratona de jogos nesta reta final da temporada - estava disputando simultaneamente a Copa Sul-Americana. "Não tem vantagem num jogo como esse. É uma decisão. Eles estão num ritmo forte há muito tempo e não irão deixar de dar um gás nesta partida decisiva. Os atletas tiram força de onde não têm. A última coisa que eles vão pensar é em cansaço", avaliou o goleiro.