Em julgamento realizado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta quinta-feira, no Rio, o Grêmio Prudente não conseguiu reverter a pena imposta em primeira instância e acabou perdendo três pontos no Campeonato Brasileiro por causa da escalação irregular de um jogador. Assim, o clube paulista passa a ter apenas 12 pontos e cai para a penúltima colocação do campeonato.
O Prudente foi punido pela escalação do zagueiro Paulão na derrota para o Flamengo, por 3 a 1, no dia 23 de maio, ainda pela terceira rodada do Brasileirão. O jogador não poderia jogar naquela ocasião por estar suspenso. Assim, o clube infringiu o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a perda de três pontos por jogo em que ocorrer a irregularidade.
No julgamento do recurso, nesta quinta-feira, a defesa do Prudente chegou a pedir que a pena fosse reduzida para apenas um ponto, alegando que Paulão ficou somente 20 minutos em campo. Mas, por maioria dos votos, os auditores resolveram manter a decisão da Quarta Comissão Disciplinar em primeira instância. Além disso, o clube foi multado em R$ 1 mil e o jogador foi absolvido.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Com a punição do STJD, o Prudente caiu do 16.º para o 19.º lugar e entrou na zona de rebaixamento do Brasileirão, ficando na frente apenas do lanterna Atlético-GO, que soma nove pontos em 14 rodadas. Melhor para o Atlético-PR, que conseguiu sair do grupo dos quatro últimos colocados do campeonato, passando a ocupar a 16ª posição.