O Grêmio depende de uma vitória sobre o Bahia neste domingo, a partir das 17 horas, em Porto Alegre, para consolidar sua posição no G4, o grupo dos quatro primeiros colocados do Brasileirão, que se classificam para a Libertadores do ano que vem. O time gaúcho está em terceiro lugar, com 53 pontos, numa disputa acirrada com o vice-líder Botafogo e o quarto colocado Atlético-PR - o Cruzeiro lidera com folga.
A maior ameaça ao Grêmio no G4 é o Goiás, que ocupa a quinta posição do campeonato, com 49 pontos. Por isso, o time gaúcho precisa aproveitar o fato de jogar em casa, neste domingo, para vencer o Bahia e ficar mais tranquilo nas rodadas finais do Brasileirão. Mesmo porque, está atuando em outra frente: as semifinais da Copa do Brasil, diante do Atlético-PR.
Para o jogo deste domingo, o técnico Renato Gaúcho terá de substituir o lateral-direito Pará, suspenso, por Moisés, mas poderá contar com os titulares em todas as outras posições. A definição do esquema tático e da escalação, no entanto, ficou para a hora do jogo. Se a opção for pelo 4-4-2 ou 4-3-3 em lugar do 3-5-2 que ele vem utilizando, o volante Ramiro entra no lugar do zagueiro Werley.