O Guarani deu um passo importante rumo ao acesso na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Ipatinga por 3 a 1, nesta terça-feira à noite, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela 35.ª rodada da competição. O time paulista agora soma 65 pontos, se mantendo no G-4. Por outro lado, o time mineiro, que não vence há sete jogos, continua com 42 pontos, ainda mais ameaçado pelo rebaixamento.
O Guarani trocou a apatia dos últimos dois jogos, quando perdeu para Portuguesa e Atlético-GO, por muita disposição ofensiva. Apoiado por sua torcida, passou a minar o adversário, explorando bem as laterais do campo. Aos 18 minutos, o time campineiro abriu o placar. Fabinho cobrou escanteio, Dão desviou de cabeça na primeira trave e, do outro lado, Léo Mineiro apareceu para completar de pé direito.
Mas a torcida não teve muito tempo para comemorar. Aos 24 minutos, Reina arriscou o chute de longe e o goleiro Douglas tentou o encaixe, mas a bola passou por baixo de seu corpo: empate do Ipatinga.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
O Guarani não desistiu de atacar e desempatou aos 28 minutos, num pênalti cobrado por Fabinho. O volante Lucas empurrou Cléber Goiano pelas costas. Na cobrança, Fabinho bateu fraco e o goleiro João Carlos espalmou, mas o árbitro Djalma Beltrami atendeu o auxiliar e voltou a penalidade. Na segunda vez, Fabinho bateu melhor, no alto, e fez 2 a 1.
O ritmo de jogo caiu bastante no segundo tempo. O Guarani posicionou os seus três volantes, congestionando o meio-campo e abdicando da chance de usar os contra-ataques. O Ipatinga ganhou terreno, mas encontrou dificuldade nas infiltrações. Ao contrário do início, a partida ficou muito ruim tecnicamente.
Aos 34 minutos, numa das poucas descidas do Guarani, saiu o terceiro gol campineiro. Glauber lançou Léo Mineiro nas costas da defesa e ele tocou por cima, na saída do goleiro. O jogo estava liquidado.
No final de semana, o Guarani vai enfrentar o Ceará, sábado à tarde, no Castelão, em Fortaleza, enquanto o Ipatinga receberá o Atlético-GO, no mesmo dia, às 21 horas (de Brasília), no fechamento da 36.ª rodada