O Flamengo negocia com a federação da Holanda para ser o CT da seleção desse país, caso confirme a classificação para a Copa de 2014. Hoje é a líder do Grupo D, com 15 pontos. O vice-presidente de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcellos, disse que o acordo já está praticamente fechado, e que deve ser sacramentado quando a diretores da federação vierem ao Brasil em junho.
Mas para a Gávea ser o CT ainda faltam vários passos. Pelas regras da Copa, só podem hospedar seleções os centros de treinamentos previamente aprovados pelo Comitê Organizador Local. Neste momento, 60 instalações de todo o país receberam essa aprovação. No estado do Rio, há cinco aprovados, nenhum localizado na capital do estado.
Em maio será aberto o último período para candidatos a CTS (sigla da Fifa para esse tipo de local). O Flamengo diz que se inscreverá junto com o hotel Caesar Park, localizado de frente para a Praia de Ipanema. Se conseguir a aprovação poderá oficializar o acordo, que sempre envolve pagamento de aluguel.
Pelo acordo que está sendo negociado, o dinheiro da Holanda será usado para a reforma do gramado dá Gávea aos padrões exigidos pelos futuros hóspedes.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
O interesse da seleção holandesa usar o Estádio da Gávea como CT surgiu em maio de 2011, quando a Holanda passou alguns dias treinando no local. Em janeiro, o Ajax, de Amsterdã, treinou no Ninho do Urubu e reclamou da distância e da falta de estrutura (inclusive água) encontrada no local.