Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Tapetão

Joinville perde pontos no TJD-SC e título do Catarinense segue indefinido

Agência Estado
05 mai 2015 às 22:23

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Encerrada a final do Campeonato Catarinense, no domingo, Joinville e Figueirense protagonizaram nesta terça-feira o primeiro capítulo de um confronto extracampo pelo título estadual. E o time de Florianópolis levou a melhor no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) em razão da punição aplicada ao rival. A decisão do Tribunal, contudo, não encerra a disputa e mantém indefinido o campeão catarinense deste ano.

Por unanimidade, os auditores decidiram punir o Joinville com a perda de quatro pontos e uma multa de R$ 8 mil por conta da escalação irregular do jogador André Diego Krobel, de 20 anos, na partida contra o Metropolitano, pela última rodada do Hexagonal Final do Catarinense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A inclusão do atleta na lista de relacionados foi considerada irregular porque ele tinha apenas vínculo amador com o clube. Pela Lei Pelé, que fundamenta o Regulamento do Campeonato Catarinense, jogadores com ao menos 20 anos devem ter contratos profissionais com os clubes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Otimismo para 2025

Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo

Imagem de destaque
Rota do Futebol SP

São Paulo cria guia turístico do futebol paulista

Imagem de destaque
Com 29 gols em 2024

Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro

Imagem de destaque
Sem alvos definidos

Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início


Com a punição, o Joinville perdeu quatro pontos na tabela, o que altera as posições no Hexagonal Final. O time caiu da primeira para a segunda colocação, trocando de lugar com o Figueirense, justamente seu adversário na final do Estadual. Esta mudança inverte as vantagens que o Joinville tinha na decisão: garantir o título em caso de dois resultados iguais e jogar a segunda partida em casa.

Publicidade


Estas vantagens acabaram dando o título ao time, porque os dois jogos terminaram empatados sem gols. Diante da punição, que altera as posições na tabela, a vantagem passa a ser do Figueirense, que poderia ser aclamado o novo campeão estadual.


O título, contudo, não vai trocar de mãos após a decisão do TJD porque cabe recurso ao Pleno e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A diretoria do Joinville já avisou que vai apresentar recurso nas duas instâncias. A expectativa é de que o Pleno do TJD avalie o caso na próxima semana.


Ainda não se sabe o que aconteceria caso o Joinville sofra novas derrotas no Pleno do TJD e no STJD. A Federação Catarinense de Futebol poderia simplesmente aclamar o Figueirense como campeão ou agendar novas partidas para a final, com mandos invertidos e vantagem desta vez para o time da capital.

No domingo, o Joinville recebeu o troféu de campeão estadual e comemorou com sua torcida na Arena Joinville. O título, contudo, não foi homologado por decisão do TJD, acatada pela Federação.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade