O pesado Daniel Hernandes, 24, conquistou nesta terça-feira a quinta medalha de ouro do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, no encerramento das disputas do esporte.
Com o resultado, o país iguala o desempenho obtido em Indianápolis-1987, quanda havia tido o maior número de judocas no topo do pódio em Pans até então.
Na capital dominicana, o Brasil ganhou ainda uma prata e quatro bronzes, totalizando dez pódios --dois a menos do que obteve em Indianápolis, quando somou, além dos cinco ouros, três pratas e quatro bronzes.
Leia mais:
Prata nos Jogos de Winnipeg-1999, Hernandes superou nesta terça o haitiano Joel Brutus na final da categoria acima de 100 kg, disputada no Pavilhão de Judô do Centro Olímpico Juan Pablo Duarte.
"A prata em Winnipeg teve um gosto horrível e este ouro veio para lavar a alma. Dediquei a vitória ao meu filho, que está completando dois meses", disse o judoca paulista.
A judoca Priscila Marques, que dispuataria o bronze na categoria acima de 78 kg, desistiu do combate devido a uma luxação no cotovelo direito. A disputa da medalha seria contra a canadense Olia Berger.
Além da conquista de Hernandes, o Brasil também conquistou o metal mais valioso em Santo Domingo com Mário Sabino (até 100 kg), Edinanci Silva (até 78 kg), Luiz Camilo (até 73 kg) e Flávio Canto (até 81 kg).
A única derrota brasileira nas finais do judô foi com Vânia Ishii, que não conseguiu o bi na categoria até 63 kg. Carlos Honorato, Tânia Ferreira, Fabiane Hukuda e Henrique Guimarães foram bronze.
Informações Folha Online