Mesmo sem apresentar um bom futebol e contando com erros da arbitragem - a Espanha teve dois gols mal anulados -, a Coréia do Sul obteve nos pênaltis a classificação para as semifinais da Copa-2002 (feito inédito para uma seleção asiática), após um empate sem gols no tempo normal e prorrogação com os europeus, em Gwangju.
Agora, os co-anfitriões vão duelar com a Alemanha por uma vaga na decisão do Mundial. O confronto acontecerá na terça-feira, em Seul, às 8h30.
Logo no início da segunda etapa, a Espanha teve um gol estranhamente anulado pelo árbitro egípcio Gamal Ghandour. Após cruzamento de De Pedro, Baraja subiu de cabeça e a bola bateu nas costas de Kim Tae-young antes de transpor a linha. Ghandour, porém, alegou falta de Helguera em Park Ji-sung - dois atletas que não participavam do lance principal.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Os espanhóis foram novamente prejudicados aos 4 minutos da prorrogação, quando tiveram o gol da classificação erroneamente anulado. Morientes marcou de cabeça, mas o auxiliar Michael Ragoonath, de Trinidad e Tobago, alegou que a bola saiu pela linha de fundo antes do cruzamento de Joaquin.
No segundo período do tempo complementar, os dois times pouco arriscaram e a vaga teve de ser decidida nos pênaltis. Até a terceira série, todos os jogadores haviam acertado. Mas, na quarta cobrança espanhola, Lee Woon-jae defendeu o chute de Joaquin. Na sequência, Hong Myung-bo selou a inédita classificação coreana, fechando a série em 5 a 3. O estádio de Gwangju ficou em festa, enquanto que pelo lado espanhol sobraram reclamações com o juiz egípcio.