O Corinthians já conhece um dos seus adversários na primeira fase da Libertadores de 2010. O sorteio realizado nesta sexta-feira pela Confederação Sul-Americana de Futebol definiu que o time do Parque São Jorge estará no Grupo 1 da competição e um dos seus adversários será o Cerro Porteño, do Paraguai.
O Corinthians sabe também que um dos seus rivais será um representante colombiano, ainda indefinido (Colômbia 2). E o outro adversário sairá do confronto entre o Racing, do Uruguai, e outro time da Colômbia (Colômbia 3).
Os outro quatro representantes brasileiros ainda não estão definidos, mas o caminho que percorrerão na Libertadores já é conhecido. O campeão brasileiro (chamado de Brasil 2) vai disputar o Grupo 8 contra Universidad do Chile, Caracas e o vencedor do confronto entre um time argentino e um chileno (Chile 3).
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
O vice-campeão brasileiro, que está no Grupo 5, vai enfrentar o Cerro, do Uruguai, um clube equatoriano (Equador 1) e o vencedor do confronto entre um clube argentino (Argentina 6) e um equatoriano (Equador 3). O terceiro colocado do Brasileirão caiu no Grupo 2. Seus adversários serão um time paraguaio (Paraguai 2), o Once Caldas e um representante mexicano (México 2).
O quarto lugar do Brasileirão (chamado de Brasil 5) vai enfrentar uma equipe boliviana na Fase Preliminar. A situação repete 2009, quando o Palmeiras enfrentou o Real Potosí e avançou para a fase de grupos. Caso supere esta etapa, o time brasileiro vai enfrentar o Velez Sarsfield, um representante chileno (Chile 2) e o Deportivo Itália, da Venezuela, pelo Grupo 7.
Em 2010, a Libertadores terá a participação de 40 clubes e será paralisada durante a Copa do Mundo. Assim, a finalíssima só ocorrerá em 18 de agosto. San Luis e Chivas vão entrar nas oitavas de final, como compensação por terem sido eliminados da edição de 2009 do torneio por conta do surto de gripe suína no México.