Londrina e Malutrom foram confirmados pelo presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Rolim de Moura, na Série B do Campeonato Brasileiro, que começa dia em agosto. O Iraty é o único time do Estado que irá disputar a Série C do Brasileiro (no ano passado foram três: Rio Branco, Malutrom e União).
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve soltar oficialmente a lista dos clubes que estarão disputando a competição na tarde desta terça-feira. A entidade confirmou a realização da segunda divisão com 28 clubes na primeira fase, se classificando oito para disputarem, no sistema de jogos de ida e volta, os dois clubes que sobem na próxima temporada para a primeira divisão. O início está marcado para a segunda semana de agosto.
Moura também anunciou o seu apoio à reestruturação do calendário do futebol paranaense. A principal novidade pode ser a ausência dos três grandes da capital no próximo Estadual. Existe ainda a possibilidade dos clubes entrarem apenas em uma fase avançada do campeonato, possivelmente nas finais, contra outros cinco clubes.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
A mudança vai modificar o calendário do primeiro semestre. Quatro times passam a disputar a competição regionalizada. Três já estão confirmados: Atlético, Paraná Clube e Coritiba. A quarta vaga vai ser decidida em um seletivo, apesar do choro dos dirigentes do Malutrom, que se consideram com o direito de ficar com a vaga.
O seletivo vai possibilitar que a FPF faça um calendário para os clubes que ficam paralisados no segundo semestre, independente de divisão. Esses clubes disputam uma primeira fase, se classificando cinco. Esses cinco se unem a Londrina, Malutrom e Iraty para então se conhecer o quarto representante paranaense na competição.