O secretário estadual para assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha, participa nesta terça-feira (27) de uma reunião que constituirá formalmente o Comitê Gestor de Londrina para o Mundial do próximo ano. Além de empossar os membros do comitê, o secretário deverá repassar números do Paraná sobre a Copa 2014, que será realizada em 12 capitais brasileiras. O Paraná já apresentou projetos para fixar o legado do Mundial, tendo conseguido captar mais de R$ 2 bilhões em recursos federais.
A proposta do governo estadual é envolver o interior do Estado no maior evento do futebol mundial. Já foram criados comitês gestores em Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Outras cidades como, Jacarezinho, Francisco Beltrão e Guarapuava também contam com estruturas do gênero.
Em junho passado professores das sete Universidades Estaduais paranaenses (UEL, UEPG, Unioeste, UEM, Unicentro, Unespar e UENP) participaram de um debate sobre os efeitos do Mundial de Futebol no Paraná. O encontro, realizado na Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba, serviu também para definir a participação das Instituições de Ensino Superior no Mundial.
Leia mais:
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Palmeiras reencontra rival egípcio, e Abel tenta quebrar tabu contra o Porto
Flamengo pega ex-time de Filipe Luís, algoz de 2014 e tunisiano no Mundial de Clubes
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
O encontro teve o objetivo de discutir alternativas para que as Universidades sejam disseminadoras de informações, interiorizando os efeitos positivos do mundial de futebol, que atrairá para o Brasil milhares de turistas. Por enquanto está definido que Curitiba, além de ser uma das sedes da competição, terá um Centro de Treinamento de uma das delegações. Foz do Iguaçu faz parte do roteiro turístico oficial do país, já definido pela FIFA. Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu já foram incluídas como subsedes do mundial.