O técnico Vanderlei Luxemburgo evitou culpar a arbitragem pela derrota por 3 a 1 para o Millonarios, sofrida na noite da última quinta-feira, em Bogotá, e que eliminou o Grêmio da Copa Sul-Americana. O time gremista ficou revoltado com um pênalti assinalado pelo juiz equatoriano Carlos Vera, nos acréscimos do segundo tempo, e Elano chegou a agredir um dos auxiliares em confusão após o duelo, mas o treinador apontou que faltou fôlego e melhor futebol da sua equipe na Colômbia.
"Começamos a errar passes na altitude, faltou raciocínio para poder trabalhar a bola e fomos prejudicados com a saída do Kléber (lesionado) e pesou o desgaste do jogo com o São Paulo e depois da viagem. Erramos muitos passes e aceitamos o crescimento da equipe do Millonarios", lamentou o comandante, que depois acrescentou: "Não temos que sair daqui acabados, temos de lamentar que perdemos a classificação, mas a vida segue. Já ganhei e já perdi desta forma e a vida segue".
Já ao ser questionado sobre a atuação do juiz, o treinador desviou o foco e apenas lamentou a queda de rendimento do Grêmio após ter chegado a abrir o placar no primeiro tempo. "Não vou colocar a culpa na arbitragem: ''é pênalti, não foi, acerta e erra''. Isso é coisa que pertence ao futebol. A classificação estava praticamente garantida com 1 a 0 para a gente, mas achei que faltou força para o time. Ficamos muito centrados atrás. A derrota poderia acontecer, mas acontecer do jeito que aconteceu deixa a gente um pouco mais triste", completou.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Luxemburgo preferiu exibir um discurso positivo, lembrando que o Grêmio, na pior das hipóteses, já assegurou um lugar na fase preliminar da Copa Libertadores de 2013. O comandante, porém, admitiu que este time do Grêmio mostrou que ainda não se mostrou preparada para ganhar um título.
"O meu grande objetivo no ano era levar o Grêmio à Libertadores, e do jeito que as coisas aconteceram o resultado (desempenho na temporada) foi bom, poderia ter sido melhor, mas foi bom. Nos jogos decisivos sempre faltou alguma coisa porque não é uma equipe totalmente pronta. Mas não estou depreciando a equipe, muito pelo contrário, estou valorizando. O Grêmio conquistou uma vaga que muita equipe queria ter conquistado, que é a da Libertadores. Tem equipe que deve estar com uma inveja danada da gente", enfatizou.