O argentino Lionel Messi marcou duas vezes neste domingo para ajudar o Barcelona a alcançar mais uma conquista. O time catalão goleou o Valladolid por 4 a 0 e garantiu o título na última rodada do Campeonato Espanhol, fazendo a festa diante de sua torcida no Camp Nou. Com a vitória, o Barça encerrou as chances do Real Madrid, que precisava vencer e apenas empatou por 1 a 1 com o Málaga.
O título salva uma temporada em que a equipe da Catalunha não conseguiu repetir o mesmo sucesso do ano passado, no qual ganhou todas as competições que disputou - Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes da Fifa. A única conquista, porém, serve também para frustrar o arquirrival Real, que contratou estrelas como Kaká e Cristiano Ronaldo e terminou sem títulos.
Além do bicampeonato consecutivo e a 20.ª conquista do Espanhol na história do Barça - o Real ainda permanece como o maior vencedor, com 31 títulos -, o time do técnico Josep Guardiola ainda pôde comemorar a recorde de pontos em uma edição do torneio, chegando a 99, com apenas uma derrota em 38 rodadas. A artilharia também foi da equipe catalã, com os 34 gols de Messi.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Para garantir mais um título espanhol, o Barça teve que superar a ausência do meia Xavi, suspenso. Mas o time dos brasileiros Daniel Alves e Maxwell nem precisou se esforçar muito para abrir o placar. Depois que o Valladolid, que necessitava da vitória para evitar o rebaixamento, já tinha assustado a equipe anfitriã, o zagueiro Pietro marcou contra aos 27 minutos de jogo.
Com a vantagem no marcador, o Barça se aproveitou do desespero do adversário e foi para cima. Num belo lance, Messi tabelou com Touré e deixou Pedro na cara do gol para fazer o segundo, aos 31 minutos. No segundo tempo, o próprio argentino marcou duas vezes para selar a goleada, a primeira concluindo grande jogada de Touré e a segunda novamente com passe do marfinense.
Na partida do Real, o time madrilenho foi a Málaga sem poder contar com Kaká, vetado por lesão. Tendo que vencer e torcer por um empate do Barça, a equipe visitante ficou ainda mais pressionada quando Duda fez 1 a 0 para o Málaga, logo aos nove minutos. O empate do Real só veio no início do segundo tempo, com o gol do holandês Van der Vaart, que acabou não fazendo diferença no fim.
Mesmo sem vencer, o Málaga escapou do rebaixamento ao ficar com 37 pontos, um a mais que o Valladolid, que acabou caindo para a segunda divisão. O Xerez também empatou por 1 a 1 com o Osasuna e foi mais um rebaixado, assim como o Tenerife, que perdeu por 1 a 0 para o Valencia, este último garantido na próxima Liga dos Campeões.
Completando a 38.ª e última rodada do Espanhol, o Racing Santander venceu o Sporting Gijón por 2 a 0 e escapou do rebaixamento.