O Barcelona suou muito e precisou de um pênalti e de uma boa quantia de sorte para transpor a muralha do Atlético de Madrid nesta quarta-feira e largar com vantagem nas quartas de final da Copa do Rei. Messi desperdiçou a penalidade, mas o rebote caiu em seus pés e ele garantiu o triunfo por 1 a 0 diante do rival madrilenho no Camp Nou.
O resultado faz com que o Barcelona vá para o jogo de volta, quarta-feira que vem, no Vicente Calderón, com a possibilidade de se classificar com um empate ou até com uma derrota por um gol de diferença, desde que marque ao menos uma vez. Para o Atlético, o único resultado que interessa é um triunfo por dois gols.
Nesta quarta, o Barcelona começou dominando as ações e demorou somente quatro minutos para criar sua primeira boa chance. Após troca de passes rápida entre Iniesta e Messi, Neymar bateu colocado e exigiu boa defesa de Oblak. Os toques em velocidade eram a principal arma catalã para vencer a defesa adversária e foi assim que Daniel Alves e Rakitic tabelaram antes de encontrarem Messi, que bateu por cima aos 12.
Leia mais:
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Palmeiras reencontra rival egípcio, e Abel tenta quebrar tabu contra o Porto
Flamengo pega ex-time de Filipe Luís, algoz de 2014 e tunisiano no Mundial de Clubes
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
A zaga do Atlético percebeu o jogo do Barça, acertou a marcação e conseguiu anulá-lo nos minutos seguintes. A intenção era clara: se fechar e tentar um gol no contra-ataque. Foi assim que Koke disparou e encontrou Fernando Torres aos 31 minutos, mas o atacante parou em Piqué ao tentar a finalização.
Griezmann perderia nova boa chance de cabeça, mas no lance seguinte, aos 35, foi o Barcelona que desperdiçou a melhor oportunidade do primeiro tempo. Godín afastou mal a bola, que sobrou para Rakitic. O croata rapidamente acionou Suárez, mas o uruguaio, mesmo quase na linha da pequena área, mandou por cima.
A conversa de Simeone com seus jogadores no intervalo parece ter dado certo, porque no segundo temo o Atlético voltou com uma defesa ainda mais acertada. O Barcelona ficava com a posse e tocava com certa liberdade até a intermediária, mas a partir daí o jogo não evoluía. Assim, os minutos foram passando sem qualquer oportunidade de ambos os lados.
Somente quando o árbitro viu pênalti em Busquets, o time da casa finalmente abriu o placar. Após cobrança de falta rasteira, a bola sobrou na área. Juanfran tentou afastar, mas acabou chutando o volante adversário. Messi foi para a cobrança e Oblak defendeu, mas a sobra caiu exatamente nos pés dos argentino, que empurrou para o gol vazio.
OUTROS RESULTADOS - Quem avançar deste confronto terá pela frente o vencedor do duelo entre Villarreal e Getafe. Nesta quarta, o Villarreal aproveitou o fator casa para sair na frente, ao vencer por 1 a 0, com gol de Bruno Soriano. No outro jogo do dia pela ida das quartas de final, o Málaga recebeu o Athletic Bilbao e não passou de um empate por 0 a 0.