O nadador Fabiano Machado desembarcou no Aeroporto Afonso Pena nesta sexta-feira pela manhã com muita festa na chegada. Ele foi um dos dois paranaenses que participaram da Paraolimpíada de Sydney, principal competição mundial para atletas portadores de deficiências. Machado conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100, integrando a equipe brasileira.
O outro paranaense a disputar os jogos paraolímpicos foi Luiz Algacir, de 27 anos, que participou das competições de tênis de mesa. Ele não conseguiu chegar às oitavas de final, mas garantiu que a competição foi muito importante para sua carreira profissional. ""Ganhei de muita gente que eu não acreditava que poderia. Fui convidado para treinar no México e nos Estados Unidos. Acho que foi um grande pulo na minha vida"", avaliou Algacir que teve apenas três meses de preparação antes dos jogos.
Os dois atletas foram recebidos com festa, faixas e cornetas por amigos e parentes em pleno aeroporto. Dali, seguiram, junto com acompanhantes e técnicos, em carro de bombeiro, formando uma carreata até o centro da cidade.
Leia mais:
Em todo o País, participaram das Paraolimpíadas 64 atletas. Apenas dois deles paranaenses. O Brasil ficou na 24ª posição, conquistando 22 medalhas (seis de ouro, dez de prata e seis de bronze).