O Uruguai empatou com a Costa Rica por 1 a 1 nesta quarta-feira, em Montevidéu, e conquistou a última vaga para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O time sul-americano havia derrotado o rival por 1 a 0, no jogo de ida da repescagem, domingo, na América Central.
Com o resultado, o Uruguai se tornou a 32.ª seleção classificada para o Mundial. A equipe sul-americana também completou a lista dos times campeões mundiais que vão participar da Copa no ano que vem. A última vez que todos foram reunidos aconteceu em 2002, no evento realizado na Coreia do Sul e no Japão.
Bicampeão (1930 e 1950), o Uruguai disputará seu 11.º Mundial. Em 2006, os uruguaios foram eliminados justamente na repescagem, pela Austrália. E, quatro anos antes, faturaram a vaga ao superar os australianos. Já a Costa Rica, comandada pelo brasileiro René Simões, ficará de fora após participar das últimas duas Copas (2002 e 2006) - a equipe também esteve no Mundial em 1990.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
O jogo desta quarta-feira foi marcado pelo nervosismo. As duas equipes mostravam grande disposição em campo, mas não levavam perigo aos goleiros. A partida só melhorou na segunda etapa. "El Loco" Abreu inaugurou o placar aos 25 minutos ao escorar de cabeça cruzamento da direita e levantar a torcida nas arquibancadas.
O gol animou os donos da casa, mas a Costa Rica não entregou os pontos. Quatro minutos depois, Centeno mandou para as redes e deixou tudo igual. Na sequência, a partida foi interrompida por causa de um tumulto envolvendo os reservas da Costa Rica e policiais uruguaios. A paralisação, porém, acabou reduzindo o ritmo dos visitantes, que não mostraram ânimo para buscar a virada.