A Nova Zelândia conquistou sua vaga na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, na madrugada deste sábado (14), ao vencer o Bahrein por 1 a 0, na cidade neozelandesa de Wellington. Será a segunda vez que o país da Oceania participará de uma Copa do Mundo. A primeira participação aconteceu em 1982, na Espanha.
O gol que carimbou o passaporte da Nova Zelândia foi marcado por Rory Fallon, aos 45 minutos do primeiro tempo. Os donos da casa, que empataram o jogo de ida por 0 a 0, ainda contaram com um pênalti desperdiçado pelos visitantes, aos 7 minutos da segunda etapa. O goleiro Mark Paston fez boa defesa e evitou o gol de Sayed Mohamed.
A partida deste sábado, válida pela repescagem entre Oceania e Ásia, marcou o recorde de público para um jogo de futebol na Nova Zelândia, que tem grande tradição no rúgbi. O Westpac Stadium recebeu 35.194 torcedores, que apoiaram os anfitriões até o último minuto do duelo.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Ao final do jogo, o capitão do time, Ryan Nelson, agradeceu a contribuição vinda das arquibancadas. "A torcida estava incrível e eu não sei se poderíamos ganhar este jogo sem a ajuda deles. Eles foram o nosso 12.º jogador em campo", celebrou.
O técnico Ricki Herbert, que defendeu a Nova Zelândia na primeira Copa ainda como jogador, exaltou a dedicação dos seus atletas. "Este grupo de jogadores deu tudo de si nesses últimos quatro anos para alcançar esse sonho. É incrível. Estamos de volta. Estaremos na África do Sul", comemorou o treinador.
Com a vitória, a Nova Zelândia se torneou a 24.ª seleção a assegurar vaga na Copa do Mundo. Confira as outras 23 equipes: África do Sul, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, México, Estados Unidos, Honduras, Holanda, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Sérvia, Itália, Eslováquia, Suíça, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Austrália, Gana e Costa do Marfim.