A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou nesta segunda-feira que vai criar um ranking de clubes. A lista vai servir para definir, entre outras coisas, os cabeças de chave da Copa Libertadores do ano que vem, segundo informou o presidente da entidade, Juan Ángel Napout, em entrevista ao FOX Sports.
O dirigente não deu maiores detalhes sobre o novo ranking, apenas que ele já será utilizado na próxima edição do torneio continental. "Os cabeças de chave desse ranking serão definidos de acordo com esse ranking. Estamos trabalhando arduamente para fazer o torneio ainda mais emocionante, lançando esse ranking com base no histórico e no desempenho dos clubes nos últimos dez anos", contou o dirigente paraguaio.
Nos últimos anos, a Conmebol vinha adotando um sistema de rodízio entre os cabeças de chave. Brasil e Argentina tinham sempre dois cabeças de chave. Nos anos ímpares, esses postos eram ocupados por Colômbia, Equador, Venezuela e Peru. Nos pares, de Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Isso, entretanto, criava algumas anomalias. Neste ano, São Paulo (tricampeão), Corinthians (campeão em 2012) e San Lorenzo (então atual campeão) caíram no mesmo grupo, porque só os argentinos eram cabeças da chave.
O novo sistema tenta se aproximar do sistema utilizado pela Liga dos Campeões da Europa. Neste torneio, os cabeças de chave são os campeões dos oito países mais bem colocados no ranking da Uefa. Depois, os potes são formados a partir do ranking de clubes.