O Oeste derrotou o Joinville por 1 a 0 neste sábado, fora de casa, e encerrou o jejum de quatro jogos sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado serviu para afastar o time paulista da zona de rebaixamento - agora tem 24 pontos, na 11ª colocação. Os catarinenses amargam o 11º jogo consecutivo na degola - atualmente estão em 18º, com 17 pontos.
O Joinville entrou em campo animado após a vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, no estádio Serra Doura, em Goiânia (GO). No entanto, ainda precisava manter o embalo, pois completava seu décimo jogo dentro da zona de rebaixamento. O Oeste não vencia desde a 14.ª rodada, quando bateu o Luverdense, por 1 a 0, no Mato Grosso, e na última rodada empatou em casa, por 1 a 1, com o Brasil de Pelotas (RS).
O jogo teve um início como o time paulista gostaria: marcou seu gol logo aos quatro minutos. Marcus Vinícius entrou nas costas da defesa e desviou de cabeça o cruzamento de Léo Arthur pelo lado esquerdo. O gol atrapalhou os planos do time catarinense, que pretendia fazer pressão para sair na frente.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Por alguns minutos, o Joinville se perdeu emocionalmente e permitiu que o Oeste trocasse passes. A alternativa era lançar a bola aérea para Jael, fixo entre os zagueiros. Aos 22 minutos ele até teve a chance de chutar, mas, desequilibrado, bateu de esquerda bem longe do gol.
A melhor chance catarinense saiu aos 34 minutos num cobrança de escanteio pelo lado esquerdo. Fernandinho bateu de trivela e quase marcou o gol olímpico. O goleiro Felipe Alves teve que voltar para espalmar quase em cima da linha.
No segundo tempo, o Joinville impôs a pressão que pretendia nos primeiros minutos. Mas apertou o visitante de forma atabalhoada, sem conseguir as infiltrações e nem mesmo as finalizações. O Oeste ficou na sua estratégia de defender para explorar os contra-ataques.
Aos 23 minutos, Jael soltou a bomba de fora da área e Felipe Alves mandou para escanteio. Na cobrança, após desvio no primeiro pau, Fabiano Eller tocou de cabeça para as redes, mas estava impedido.
O nervosismo era o principal obstáculo do Joinville que se complicou ainda mais aos 30 minutos com a expulsão infantil do meia Pereira. Ele deu um carrinho por trás em Marcus Vinícius e foi expulso. Com um jogador a mais ficou mais fácil para o Oeste controlar o Joinville, administrar o resultado e levar três pontos importantes para casa. Aos 46 minutos, após levantamento na área, Heliardo esticou a perna e bateu cruzado. A bola, caprichosa, saiu beirando a trave.
Na terça-feira ambos jogam pela 19.ª rodada, a última do primeiro turno da Série B. O Joinville visitará o Vila Nova-GO, às 21h30, mesmo horário em que o Oeste vai receber o Náutico, na Arena Barueri, em São Paulo.
FICHA TÉCNICA
JOINVILLE 0 X 1 OESTE
JOINVILLE - Aranha; Reginaldo, Rafael Donato (Danrlei), Fabiano Eller e Fernandinho; Naldo, Matheus Bertotto, Everton Silva (Pereira) e Carlos Alberto; Bruno Ribeiro (Heliardo) e Jael. Técnico: Lisca.
OESTE - Felipe Alves; Felipe Rodrigues, Bruno Silva e Velicka; Danielzinho, Francis, Matheus Vargas (Wesley) e Mazinho (Rodolfo); Léo Artur, Marcus Vinícius e Marquinhos. Técnico: Fernando Diniz.
GOLS - Marcus Vinícius, aos quatro minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO - José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL).
CARTÕES AMARELOS - Matheus Bertotto, Danrlei e Fernandinho (Joinville).
CARTÃO VERMELHO - Pereira (Joinville).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Arena Joinville, em Joinville (SC).