O Paraná Clube tenta nesta quarta-feira, contra o Corinthians, às 21h45, no Estádio do Pacaembú, em São Paulo, um fato inédito. Desde a primeira edição da Copa do Brasil, a equipe nunca conseguiu avançar além da segunda fase, mas pode mudar a história a partir desse jogo.
Essa será a primeira partida entre os dois times pela Copa do Brasil neste ano. O segundo jogo está marcado para o dia 17, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, mas o técnico paranista, Paulo Bonamigo, não quer deixar para resolver tudo na última partida.
''Não podemos querer resolver tudo no primeiro momento, porém, vamos marcar o Corinthians em cima, na intermediária, e tomar cuidados especiais com o jogo coletivo deles'', afirma Bonamigo.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
A mesma opinião é dividida pelo atacante Maurílio, que vai atuar ao lado de Adriano Chuva. O titular Márcio não foi liberado pelo Departamento Médico e deve retornar somente no dia 17.
''O Corinthians é um time compacto. Todos os setores têm bons jogadores e precisamos de muita atenção durante toda a partida'', afirmou Maurílio.
Segundo ele, não haverá mudanças com a entrada de Adriano no lugar de Márcio, apesar de atuar mais tempo ao lado do titular. ''O Adriano está em um bom momento também e vamos entrar com muita vontade e determinação, a exemplo das nossas últimas partidas'', disse o atacante.
Na defesa, o zagueiro Nailton subtitui Ageu, um dos atletas mais experientes do elenco; e joga ao lado de Xandão e André. No meio-campo, Bonamigo optou por Cesar Romero no lugar de Marquinhos, suspenso. Segundo ele, Cesar cumpre melhor a função de marcador, e contra o Corinthians esse fundamento será essencial.
Paraná e Corinthians se enfrentaram dez vezes. A vantagem é corintiana, com três vitórias, contra cinco empates e duas derrotas. No número de gols o equilíbrio também aparece. Cada equipe marcou e sofreu seis gols.
No último confronto, em agosto de 2001 pelo Campeonato Brasileiro, o Paraná venceu por 3 a 1. A primeira partida entre os dois times terminou empatada por 0 a 0.
PARANÁ
Neneca; André, Xandão e Nailton; Goiano, Hélcio, Cesar Romero, Alexandre e Hilton; Maurílio e Adriano Chuva. Técnico: Paulo Bonamigo