Alexandre Pato saiu do banco de reservas para garantir a vitória do Corinthians sobre o São Paulo por 2 a 1 deste domingo, pela 16ª rodada do Paulistão Chevrolet, no Morumbi. Em uma boa partida de futebol, que colocou um ponto final na sequência de clássicos modorrentos, o Corinthians teve trabalho com o meio de campo tricolor, mas contou com a estrela do atacante para chegar aos 29 pontos e estabelecer uma posição confortável no G8. Mesmo com o resultado, o São Paulo permanece na liderança, com 35 pontos.
O jogo
O São Paulo começou muito bem a partida, com Jadson distribuindo passes precisos e contando com a ajuda de um Ganso ligado, mostrando mobilidade inédita com a camisa 8 tricolor. Logo aos quatro minutos, Osvaldo, de volta após servir à Seleção, arrancou pela esquerda e tocou rasteiro. Corta luz de Ganso, gol de Jadson.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
Os donos da casa seguiram melhor em campo. Aos 19 minutos, Jadson serviu Osvaldo. Aos 26, Ganso serviu Jadson. Nas duas oportunidades, o gol não saiu, faltou capricho no acabamento. A resposta corintiana era tímida, com alguns chutes de longe e uma cobrança de falta perigosa de Paulinho, defendida por Rogério Ceni.
Quando parecia que o ótimo primeiro tempo de seus meias levaria o São Paulo para o vestiário com a vantagem, o "maestro" alvinegro apareceu para marcar sua presença. Danilo recebeu na esquerda, cortou para o meio e bateu colocado, de pé direito, no ângulo de Rogério, para se tornar o maior artilheiro do Majestoso neste século. Marcou seu sétimo gol no clássico, o quarto com a camisa do Corinthians, e deixou Luis Fabiano, que já marcou seis vezes, para trás antes do apito soar para o intervalo.
O segundo tempo começou mais lento, mas, a exemplo do primeiro, com mais posse de bola são paulina. Nos primeiros 10 minutos, Jadson e Ganso deixaram Luis Fabiano na cara do gol, mas nas duas ocasiões o centroavante estava impedido. O Corinthians respondeu com uma cabeçada de Pato, e Paulinho quase aproveitou a sobra após uma furada incrível de Rogério.
As duas equipes conuaram com boas descidas ao ataque, mas pecando nos últimos toques. O São Paulo quase chegou ao gol aos 29 minutos com um chute de Jadson, após boa jogada de Paulo Miranda. Tite colocou Pato no lugar de Guerrero, para dar mais mobilidade ao ataque, e colheu os frutos. Toloi e Edson Silva se desentenderam, e o atacante aproveitou a bobeada: em dividida com Rogério Ceni, sofreu pênalti, que ele mesmo converteu, virando o jogo para o Corinthians.
O São Paulo bem que tentou, no desespero, empatar a partida. Ney Franco promoveu as entradas de Douglas e Wallyson, mas já era tarde demais. Os cinco minutos de acréscimos não foram suficientes para que os donos da casa balançassem as redes.
O São Paulo tem uma partida decisiva diante do The Strongest, na Bolívia, às 21h30 da próxima quinta-feira, pela Taça Libertadores. Já o Corinthians viaja até a Bogotá, na Colômbia, para encarar o Millonários, às 22h da quarta-feira.