O Brasil roubou a cena neste domingo durante as 500 Milhas de Indianápolis. Três brasileiros chegaram nas primeiras posições e transformaram o pódio da prova - a mais tradicional do automobilismo norte-americano - numa festa verde-amarela.
A vitória foi de Gil de Ferran, que chegou pouco à frente de Hélio Castroneves. Helinho, um dos cinco pilotos em todos os tempos a ter vencido a corrida por dois anos consecutivos, buscava o inédito tricampeonato.
Tony Kanaan chegou em terceiro lugar e complementou a festa 100% nacional em Indianápolis. Foi a melhor participação brasileira na história da corrida. Com a vitória de Gil de Ferran, o país tem agora cinco títulos. Os outros foram obtidos por Emerson Fittipaldi (2) e Hélio Castroneves (2).
Leia mais:
"Estou desapontado por ter deixado escapar a terceira vitória, mas o importante é que a equipe foi muito bem na corrida", disse Castroneves. "O Gil foi muito bem e mereceu esta vitória. Agora vamos lutar pelo título."
Outro destaque da prova foi o norte-americano Michael Andretti, que encerrou a carreira após 18 anos nas pistas. Na 33ª volta, ele chegou a assumir a liderança, mas perdeu a primeira posição 35 voltas depois. Na 94ª, teve de abandonar por problemas no motor. Foi aplaudido de pé.