A prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta segunda-feira uma escolha que causou polêmica: o ator mexicano Carlos Villagrán, que vive o Kiko no seriado Chaves, foi nomeado um dos embaixadores da cidade para a Copa do Mundo de 2014. A nomeação será feita na próxima quinta-feira, pelo prefeito José Fortunati, em evento no Salão Nobre do Paço Municipal.
Villagrán receberá uma placa e terá como missão ser um dos divulgadores da capital gaúcha pelo mundo. Ele fará duas apresentações com um show de humor com seu personagem do seriado no domingo. Apenas uma estava prevista, mas a grande procura dos ingressos fez com que o 'Kiko' fosse vivido outra vez. O ator de 69 anos é um grande entusiasta do futebol brasileiro e colocou nome de jogadores brasileiros em dois filhos: Edson e Paulo Cezar, em referência a Pelé e PC Caju.
Até o momento, Porto Alegre tem 18 embaixadores para o evento de 2014, sem contar o mexicano. Integram o rol o ex-zagueiro do Inter, Figueroa, a Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, o técnico Mano Menezes, o zagueiro Lúcio, do São Paulo, ex-companheiro de Pelé no Santos, o ex-zagueiro do Grêmio Edinho, o ex-zagueiro de Inter e Barcelona Marinho Peres, o técnico Silas, o ex-meia Paulo Isidoro, o ex-zagueiro Márcio Santos, o ex-ponta do Inter Valdomiro, o ex-goleiro do Inter e da Seleção Taffarel, o ex-volante Batista, o ex-centroavante Alcindo Bugre, o ex-goleiro Manga, e os árbitros Roberto Bratz, Carlos Eugênio Simon e Altemir Hausmann.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
A repercussão negativa da escolha fez o prefeito José Fortunati se defender em seu blog. O comandante de Porto Alegre justificou a escolha afirmando que o seriado ainda é um dos mais assistidos no país e que o ator mexicano tem uma história ligada ao futebol. Além disso, coloca que "os que tentam ridicularizar a iniciativa desconhecem a história de Villagrám e, com os preconceitos usuais dos 'caranguejos', tentam minimizar o ator de comédias mexicanas porque, talvez, estejam habituados a somente assistir aos "grandes clássicos do cinema".