O Paraná terá dez atletas e um técnico disputando os Jogos Parapan-americanos, que acontecem de 12 a 19 de agosto, no Rio de Janeiro. São seis atletas no tênis de mesa (Luís Algacy, Claudiomiro Segatto, Emerson Kowalski, Maria Luiza Pereira Passos, Sônia Oliveira e William Reken), três da natação (Moisés Batista, Fabiano Machado e José Afonso Medeiros) e um do vôlei (Daniel Jorge da Silva), além do técnico de tênis de mesa Benedito Rodrigues de Oliveira.
Antes da competição, a delegação paranaense ficará uma semana em treinamento de adaptação na Academia Militar de Agulhas Negras, em Resende (RJ), desta quinta-feira (2) até o dia 7 de agosto, quando vai para a Vila do Pan, no Rio. Ao todo 239 atletas brasileiros estarão na disputa. "Durante todo o ano, os atletas treinam com seus técnicos. Na concentração, eles serão orientados pelos técnicos do Comitê Paraolímpico Brasileiro, o que possibilita ajustar os últimos detalhes da capacitação dos atletas", diz o coordenador-geral de Esporte de Para-atletas de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Rivaldo da Silva.
Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 serão realizados pela primeira vez na história nas mesmas instalações dos Jogos Pan-americanos. Além dos atletas, 121 profissionais integram a delegação brasileira.
Leia mais:
Depois de ter conquistado 165 medalhas na última edição dos jogos, em 2003, em Mar del Prata, na Argentina, a expectativa do Comitê Paraolímpíco é que o Brasil mantenha o número de atletas no pódio. O Brasil conquistou 81 medalhas de ouro, 53 de prata e 31 de bronze. Esse desempenho garantiu o segundo lugar geral na competição.
Nessa terceira edição dos Jogos Parapan-americanos espera-se a participação de 1.300 atletas e 700 membros de delegações, representando 26 países, disputando dez modalidades: atletismo, basquete, halterofilismo, futebol de 5, futebol de 7, judô, natação, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas, vôlei sentado. A competição é classificatória para as Paraolimpíadas de Pequim 2008.