Há dez anos, a conquista do primeiro Mundial de Clubes da Fifa pelo Corinthians gera polêmica entre torcedores. Nesta quarta (27), o presidente da Fifa, Joseph Blatter colocou ainda mais lenha na fogueira ao dizer que a fórmula de disputa do campeonato foi errada.
"Começamos em 2000, com o campeonato organizado no Brasil, nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. Nós tivemos a final com dois times do mesmo país, Corinthians e Vasco. Após a vitória do Corinthians, falamos: 'Algo está errado, precisamos de um novo formato. Não podemos ter dois times do mesmo país na decisão'", disse o mandatário.
O torneio só voltou a ser disputado cinco anos depois, com nova vitória brasileira e título do São Paulo sobre o Liverpool no Japão.
Com as novas regras, a Fifa não permite que dois times do mesmo país disputem o torneio. Cinco times já tem vaga garantida no campeonato deste ano: Internacional (Brasil), Inter de Milão (Itália), Al Wahda (Emirados), Hekari United (Papua Nova-Guiné) e Pachuca (México).