O Santos é o Campeão Brasileiro de 2002. O Peixe venceu o Corinthians por 3 a 2 em uma partida emocionante no Morumbi, em São Paulo. O gol da vitória do Peixe foi marcado no último minuto de jogo. O time da Vila Belmiro chega ao seu primeiro título no Campeonato Brasileiro e o primeiro depois de 18 anos sem conquistar uma competição importante.
O Peixe jogou sem o meia Diego, que sofreu uma distensão na coxa no primeiro minuto do jogo no Morumbi. O técnico Emerson Leão também ficou fora do campo durante quase todo o segundo tempo, após ter sido expulso pelo juiz. Da escada de acesso aos vestiários, Leão passou instruções por rádio ao preparador físido da equipe.
O jogo
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Aos 37 minutos do primeiro tempo de jogo, Rogério fez falta em Robinho dentro da área e o juiz marcou pênalti. O próprio Robinho cobrou no lado esquerdo do gol e marcou para o Santos.
Terminou em 1 a 0 o primeiro tempo da final. O Corinthians perdeu muitas chances e demorou para conseguir o gol, que só saiu aos 30 minutos do segundo tempo. Enquanto a torcida do Corinthians tentava levantar o time e cantava o hino do clube, Deivid marcou o primeiro gol do Timão nas duas partidas da final. O gol, de cabeça, saiu de um cruzamento de Gil.
Dois minutos antes, a partida havia sido interrompida pelo árbitro, para a retirada de campo de um torcedor santista, que saiu preso pelos policiais.
Anderson marcou de cabeça após cruzamento pela esquerda o segundo do Corinthians aos 40 minutos, levantando a torcida do Timão que estava apreensiva com o mal desempenho do time no primeiro tempo da partida. A apenas alguns minutos do término do jogo, o Corinthians ficava a um gol do título.
A torcida do Corinthians chegou a ficar eufórica com a possibilidade do terceiro gol, mas a festa durou pouco. Robinho fez grande jogada individual e tocou para Elano, que completou sozinho e marcou o segundo gol do Santos aos 43 minutos.
O juiz determinou apenas dois minutos de prorrogação, tempo que foi suficiente para o Santos fechar o placar com vitória. Léo marcou aos 47 depois de grande jogada de Robinho.