Do céu ao inferno em apenas 90 minutos. Assim ocorreu com o São Paulo neste domingo, que entrou no Serra Dourada com a chance de ser tetracampeão brasileiro com antecipação, mas saiu com uma derrota para o Goiás por 4 a 2, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, e caiu para a quarta colocação com 62 pontos.
Agora, o São Paulo depende de uma improvável combinação de resultados - derrota do Flamengo para o Grêmio, além de empates de Palmeiras e Internacional - para ser tetracampeão. E para garantir uma vaga na Copa Libertadores, a equipe precisa apenas de um empate contra o Sport, no Morumbi, no próximo domingo. "Futebol é assim: a gente dá um deslize e cai. Mas ainda temos esperança e vamos atrás", afirmou Washington, visivelmente abatido.
Ao contrário do que ocorreu contra o Botafogo, o São Paulo entrou em campo controlando a posse de bola e comandando a partida. E aos 15 minutos, após desvio de cabeça de Jorge Wagner, Washington tocou sobre Iarley para abrir o placar.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Mas a equipe recuou após o gol e não soube manter a vantagem. Aos 21 minutos, o lateral-direito Vítor cortou Júnior César, bateu de esquerda e colocou a bola no ângulo direito do gol defendido por Rogério Ceni, marcando um golaço.
A defesa do São Paulo dava muitos espaços para o toque de bola do Goiás, que tratou de mudar o rumo do Brasileirão com bonito gol de Rithelly aos 37. A triangulação, que contou com Iarley e Léo Lima, demonstrou a falta que Miranda e Richarlyson fizeram ao time paulista.
Washington ainda procurou ânimo ao incitar a torcida tricolor, que respondeu com bom incentivo para o começo do segundo tempo. Mas foi o Goiás que tratou de marcar o terceiro gol, aos 21. Fernandão aproveitou cruzamento de Vítor e fez de cabeça.
Após o gol, o técnico Ricardo Gomes tirou Rodrigo e colocou de Marlos. E na base do desespero, o São Paulo esboçou reação com mais um gol de Washington, aos 25. A defesa do São Paulo, no entanto, tratou de complicar a partida dois minutos depois, ao ver Léo Lima carregar a bola até a entrada da área e chutar rasteiro no canto esquerdo de Rogério Ceni.
Sem nada a perder, o São Paulo criou duas boas chances para diminuir o placar, mas Harlei, seguro, não deu chances. Para piorar, o São Paulo teve de suportar os últimos minutos sob os gritos de "olé" da torcida adversária.