A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou nesta quinta-feira a lista dos melhores goleiros do mundo nos últimos 25 anos. O italiano campeão do mundo em 2006, Gianluigi Buffon, foi considerado o melhor arqueiro do planeta, com 226 pontos. Casilllas, capitão espanhol no último mundial, foi o segundo colocado, com 213 pontos.
A torcida atleticana pode comemorar a colocação de Cláudio André Mergen Taffarel, ou simplesmente Taffarel. O especialista em pegar pênaltis ficou na 10ª posição, sendo o primeiro brasileiro da lista, à frente de Dida e Júlio César.
Ex-goleiro do Atlético-MG, Taffarel somou 130 pontos, e desbancou nomes conhecidos como Lehmann e Barthez.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Taffarel chegou ao Galo como campeão do mundo de 94 e manteve o alto nível com a camisa do time de Minas. O goleiro deixou o clube quatro anos depois, para disputar a Copa do Mundo de 1998.
Jogando pelo alvinegro de Minas, Taffarel virou ídolo da torcida atleticana, conquistando três taças: o Campeonato Mineiro de 1995, a Copa Centenário de BH, em 1997, e o Copa Conmebol, no mesmo ano.
A segurança debaixo do gol, assim como a sua colocação dentro da pequena área fizeram com que o goleiro caísse nas graças da torcida. O grito "El, el, el, sai que é sua Taffarel" ficou conhecido nos jogos do Mineirão, e em Belo Horizonte, cidade em que o atleta foi homenageado como cidadão honorário.