Ainda que falte menos de um ano para a Copa do Mundo, a "disputa" entre Brasil e a Espanha pelo atacante Diego Costa, baseou-se em uma suposta oportunidade ao jogador do Atlético de Madrid para disputar o Mundial de 2014. Devido a isso, o técnico da seleção europeia, Vicente del Bosque, admite que a Real Federação Espanhola de Futebol se sente "um pouco obrigada" a convocar o atacante.
Mesmo assim, o treinador da Roja afirmou que o jogador não está garantido na lista dos 23 convocados. "Teremos que analisar os méritos de cada jogador ao final de cada temporada. Diego Costa é um a mais, que se soma a uma ampla lista de jogadores que neste momento podem ser convocados", disse o comandante da atual campeã do mundo. Além de seu companheiro de time, David Villa, Diego Costa também disputa vaga com Fernando Torres, do Chelsea, Roberto Soldado, do Tottenham e com Álvaro Negredo, do Manchester City.
O centroavante é o artilheiro da atual edição do Campeonato Espanhol, com 13 gols, ao lado de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O jogador do Atlético de Madrid vive a expectativa de estar na próxima lista de convocados da seleção europeia, que deve sair na quinta-feira, para os amistosos contra Angola, dia 15 de novembro e a África do Sul, no dia 19.