O Grêmio não tomou conhecimento do Corinthians e aplicou 3 a 0 no campeão da Copa do Brasil, neste domingo, no Estádio Olímpico, pela 10ª rodada do Brasileirão. Alex Mineiro, Jonas e Rafael Marques fizeram os gols. Foi a primeira vez que o time paulista perdeu por uma diferença de três gols sob o comando de Mano Menezes.
Com o resultado, o Grêmio pulou da décima para a provisória sexta posição da tabela, agora com 15 pontos. O Corinthians perdeu a chance se manter próximo do G-4, mantendo 14 pontos.
Jogando sem a sua zaga titular, o Corinthians equilibrou o jogo nos primeiros minutos, mas criou poucas chances ofensivas. Jean e Diego, que substituíram Chicão e William, foram pouco exigidos no primeiro terço da etapa inicial.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
O Grêmio também não conseguiu chutar nos primeiros minutos, mas foi eficiente na primeira vez que chegou com perigo ao ataque. Aos 16, Fábio Santos descolou ótimo cruzamento da esquerda e Alex Mineiro, que não marcava há quatro meses, desviou de direita para desencantar.
O gol abalou o Corinthians e escancarou as falhas da zaga, especialmente nos cruzamentos. Tanto que o segundo gol do Grêmio surgiu da mesma forma. Aos 21, Tcheco acertou ótimo passe para Adílson na esquerda. Ele cruzou na medida para Jonas cabecear livre na pequena área e ampliar o placar.
Em desvantagem no placar, o Corinthians se descontrolou, também com o rigor da arbitragem de Francisco Carlos Nascimento, que distribuiu seis cartões amarelos e um vermelho - para Jean, por reclamação - só no primeiro tempo.
Com um jogador a menos, o Corinthians não conseguiu deter o Grêmio, que seguiu usando as jogadas de cruzamento para marcar. Aos 37, após escanteio cobrado por ele mesmo, e rebatida da zaga, Souza levantou e Rafael Marques deu um "peixinho", sem marcação, na pequena área para fazer o terceiro.
No segundo tempo, o Grêmio cozinhou o jogo, indo ao ataque apenas em jogadas pontuais. Mesmo assim, exigiu algumas boas defesa de Felipe, que evitou um vexame maior. Em outras jogadas, o preciosismo dos atacantes também impediu que o placar fosse mais elástico.
Apático, o Corinthians não demonstrou em nenhum momento a qualidade que lhe deu o título paulista e da Copa do Brasil. O goleiro Victor fez apenas duas boas defesas, em jogadas isoladas de Dentinho e em uma cobrança de falta de André Santos.
Na próxima rodada, o Grêmio vai visitar o Coritiba, no Couto Pereira, na quarta-feira. No dia seguinte, o Corinthians enfrentará o Sport, no Pacaembu.