Não foi uma vitória de encher os olhos, com futebol bonito ou grandes jogadas, mas... quem se importa? Fora de casa, o Corinthians jogou para o gasto e venceu o Millionarios (COL) por 1 a 0 nessa quarta-feira, com gol de Danilo, aos 11 minutos do segundo tempo.
Com o resultado em Bogotá, o Timão não só ultrapassou o Tijuana (MEX) e assumiu a liderança do Grupo 5 da Copa Libertadores, como também garantiu classificação para a fase final, dando mais um importante passo na caminha rumo ao bi da competição. Os colombianos, lanternas, estão eliminados.
Pressionada no começo do jogo, a equipe de Tite teve dificuldades para atacar e criou pouco. Alexandre Pato, convocado para a Seleção na última quarta-feira, bem quem tentou, mas quem resolveu mais uma vez foi Danilo. O meia vinha tendo uma atuação discreta, mas novamente brilhou em um momento importante e garantiu a vitória.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
O Alvinegro volta a jogar pela Libertadores na próxima quarta-feira, contra o San José (BOL), já eliminado, no Pacaembu. No mesmo dia e horário, Tijuana e Millionarios se enfrentam no México.
O jogo
O primeiro tempo foi melhor para os donos da casa. Pressionando a saída de bola, os colombianos encurralaram o Corinthians, que teve dificuldade para colocar a bola no chão e atacar.
A superioridade do Millionarios, que teve 64% de posse de bola contra 36% do Timão, não foi convertida em chances de gol. Fora algumas chegadas no começo do jogo, a equipe não levou muito perigo ao gol de Cássio.
O time de Tite também criou pouco. Com a mesma escalação do clássico contra o São Paulo, mas com Pato no lugar de Guerreiro, o Corinthians só foi acordar na parte final do primeiro tempo. As trocas de posições na linha de três meias (Danilo, Romarinho e Emerson) não surtiu muito efeito e Pato foi pouco municiado. Em uma das poucas chances que teve, aos 41, o camisa 7 bateu de esquerda e exibiu boa defesa de Zapata.
Apagado também no segundo tempo, o atacante foi substituído aos 10 minutos. No lugar dele entrou Jorge Henrique, que mostrou ter estrela. Em sua primeira jogada, ele tabelou com Alessandro e tocou para Danilo. O meia cortou a zaga colombiana e bateu forte de esquerda, abrindo o placar.
Depois disso, o jogo passou a ser defesa contra ataque. O Millionários se abriu, mas seguiu encontrando dificuldades para ultrapassar a bem postada defesa corintiana, que mais uma vez contou com atuação inspirada do zagueiro Gil.
Já o ponto negativo foi Cássio, que novamente errou algumas saídas de bola e, a cinco minutos do fim do jogo, deu rebote em uma bola fácil e quase cedeu o empate aos donos da casa. Rentería, ex-Santos e Internacional, desperdiçou a chance.