Os protestos dos torcedores foram o assunto dos últimos dias no futebol da Europa e poderão ser também neste fim de semana, no jogo mais esperado da rodada do Campeonato Inglês, o duelo entre o líder Leicester e o terceiro colocado Arsenal.
Em meio ao descontentamento dos torcedores na Inglaterra pelo aumento nos preços dos bilhetes, os fãs do Arsenal e Leicester devem se unir em um protesto no Emirates Stadium, em Londres, pela decisão de adiar a partida em um dia, como apenas três dias de antecedência, para beneficiar a transmissão pela televisão. A partida será no domingo ao meio-dia (horário local), em vez de sábado à tarde.
Um grupo de torcedores do Leicester planeja boicotar os cinco primeiros minutos do jogo, revoltados com o dinheiro perdido em transporte e hotéis que já haviam sido reservados antes da mudança de última hora. E alguns seguidores do Arsenal estão dispostos a fazer o mesmo em uma ação de solidariedade e para protestar contra o que eles veem como maltrato aos torcedores.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
"Os torcedores que vão para os jogos são tratados terrivelmente, portanto, os clubes (que continuam aumentando os preços dos bilhetes, apesar da enorme e crescente receita de televisão), e as empresas de TV (que mudam horários com pouca antecedência e realizam as partidas na hora que são boas para a audiência de televisão, mas ruins para os torcedores que vão aos jogos)", disse o grupo em um comunicado de torcedores do Arsenal, o REDaction.
Nesta sexta-feira, o treinador do Arsenal, Arsène Wenger, pediu aos torcedores de ambas as equipes que cancelem os protestos, dizendo que deveriam ser feitos antes ou depois de um jogo que é crucial na luta pelo título. "Quero que todos estejam (na arquibancada) quando começar o jogo", disse Wenger. "O futebol é alegria na vida, por isso não perca".
Estas novas ameaças ocorrem dias após os proprietários do Liverpool pedirem desculpas aos torcedores e recuaram no plano para aumentar o preço dos ingressos após mais de 10 mil pessoas abandonarem o jogo contra o Sunderland em protesto. Na Alemanha, torcedores do Borussia Dortmund lançaram bolas de tênis no campo, durante jogo com o Stuttgart, em protesto contra os preços dos ingressos.
O Arsenal usualmente é criticado por ter as entradas mais caras do Campeonato Inglês. "Eu não acho que podem nos comparar com outros clubes estrangeiros", disse Wenger. "Por exemplo, o Bayern de Munique pagou um euro pelo terreno (do seu estádio), nós pagamos 128 bilhões de libras (R$ 737 milhões)".