Os membros da Uefa concordaram em mudar a programação dos jogos das seleções para que sejam realizados em seis dias consecutivos, disse nesta quarta-feira o secretário-geral Gianni Infantino. Atualmente, as partidas normalmente são realizadas às sextas e terças-feiras, mas os 53 países que compõem a Uefa apoiaram um plano para que os jogos sejam disputados entre as quintas e terças-feiras.
Infantino disse que a mudança irá impedir que outros esportes explorem a ausência do futebol aos sábados durante as datas reservadas para jogos das seleções, bem como maximizar a cobertura televisiva. A decisão, porém, ainda precisará ser aprovada pelo Comitê Executivo da Uefa.
"A semana do futebol é um novo conceito para promover as seleções nacionais de futebol", disse Infantino na Conferência de Líderes do Futebol. "As chances são bastante elevadas para que este seja o formato do futebol no futuro. Se deixarmos o fim de semana para outros esportes será prejudicial".
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
A Uefa centralizou e assumiu o controle dos direitos comerciais no início deste ano e este movimento ajudará a associação a vender os direitos televisivos, já que os jogos não estarão mais concentrados em um dia. "Nós vamos ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano (para vender os direitos)", disse Infantino. "Com a semana de futebol você pode oferecer muito mais oportunidades".