O Londrina saberá hoje quem será o seu adversário na decisão da Série C do Campeonato Brasileiro. Garantido em uma final de torneio nacional após 35 anos, o Tubarão vai assistir tranquilo ao duelo entre Vila Nova-GO e Brasil de Pelotas, que começa às 19 horas, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Na única e última vez em que foi campeão nacional, na Taça de Prata – equivalente hoje à Série B –, o Londrina fez a festa em casa, ao golear ao CSA-AL por 4 a 0, no estádio do Café – o primeiro jogo terminou 1 a 1, no campo do rival. Agora, os jogadores sonham com a mesma vantagem, e por isso e também por outros motivos, não escondem suas preferências por um novo encontro com os gaúchos.
"Não vou negar, quero o Brasil de Pelotas. Acho difícil porque o Vila Nova em casa é muito forte, mas criou uma rivalidade, que foi sadia nos últimos jogos, não teve confusão alguma. Esperamos encontrá-los na final, e, também se for contra eles, vamos decidir em casa, o que é importante. Temos que estar preparados para as duas situações", afirmou o centroavante Bruno Batata.
O meia Rafael Gava traçou um comparativo entre os dois possíveis adversários e contou por qual motivo prefere os gaúchos. "O Vila gosta de jogar com a bola no chão, tem estilo muito parecido com a nossa equipe. Já o Brasil é um jogo mais de contato, de força. São duas equipes bem diferentes, mas também prefiro o Brasil, pela rivalidade que foi criada. Mas independente de quem vier, vamos trabalhar firme para dar tudo certo", analisou o camisa 10 alviceleste.
Londrina e Brasil de Pelotas viram a rivalidade crescer depois da briga generalizada ocorrida no segundo jogo da semifinal da Série D do Brasileiro do ano passado, no estádio do Café. A confusão terminou com 24 pessoas punidas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e o LEC ainda teve que cumprir na Terceirona deste ano suspensão de dois jogos sem torcida e outros dois a pelo menos 100 quilômetros de Londrina. Ao final da batalha, o time gaúcho ficou com a vaga na final. Nesta temporada, as equipes já se enfrentaram pela primeira fase, com uma vitória para cada lado, e sem problemas de briga.
Em caso de classificação dos gaúchos, o Londrina terá direito de fazer a segunda partida no estádio do Café, por ter melhor campanha. Já se o adversário for o time de Goiás, a situação se inverte e o LEC joga a primeira partida da decisão no estádio do Café.
No primeiro jogo, no Rio Grande do Sul, Brasil e Vila Nova empataram sem gols. Nova igualdade sem balançar as redes leva a decisão para os pênaltis. Empate com gols classifica os gaúchos. O Vila precisa vencer para garantir a vaga.
Inicialmente, as duas partidas da final estão marcadas para os dias 8 e 22 de novembro, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai confirmar oficialmente as datas.