O atacante Yaya Banhoro, do Londrina, passa a ser a partir de agora também o atacante da Seleção de Burkina Faso. O jogador de 21 anos, revelado no CT da SM Sports, foi chamado para integrar a equipe principal do país, que inicia no mês que vem a disputa das eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2019.
"Fico muito feliz por ter sido chamado. Para mim, sempre foi um sonho chegar à seleção principal do meu país", afirma Yaya. Depois de passar pelas seleções de base, esta é a primeira convocação dele para o time principal, hoje comandado pelo técnico português Paulo Duarte. Yayá estará à disposição já para o primeiro desafio rumo à CAN 2019, contra Angola. O duelo está previsto para 10 de junho, às 15h (Horário de Brasília), no Estádio 4 de Agosto, em Ouagadougou, capital do país do ocidente africano.
"Agradeço ao Londrina pela oportunidade e por trabalhar em uma estrutura como a da SM Sports, que me deram condições para mostrar minha qualidade em campo e hoje estar na seleção", diz Yaya, que já projeta o futuro ao lado dos compatriotas. "Burkina Faso chegou à semifinal da última Copa Africana de Nações, em 2017, e agora também está bem nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Acredito que temos uma boa seleção, que conta com bons jogadores", avalia o jogador alviceleste quanto às possibilidades dos burquinenses de estarem na fase final do torneio continental.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Yaya se apresenta à Seleção de Burkina Faso em 28 de maio. Fica à disposição do selecionado até dia 12 de junho. Os "Les Etalons" (algo como "Os Garanhões, em português) estão no Grupo I e enfrentam ainda Mauritânia (23 de março e 9 de novembro de 2018), Botsuana (5 e 9 de setembro de 2018) e novamente a Angola (12 de outubro de 2018). O primeiro colocado garante a vaga para a CAN 2019, que será realizada em Camarões. Quem terminar no segundo lugar vai ter que torcer ainda pelos resultados dos outros grupos para avançar.
Já nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, a Seleção de Burkina Faso esta no Grupo D, que conta ainda com África do Sul, Cabo Verde e Senegal. Aqui, a disputa começou em 2016. A seleção burquinense é a primeira colocada da sua chave, com quatro pontos conquistados em dois jogos. O próximo desafio será fora de casa, em 28 de agosto, contra Senegal. Após seis rodadas, quem for o campeão do grupo fica com a vaga no Mundial.