O Flamengo mostrou força na noite desta quarta-feira ao vencer o Figueirense por 3 a 1, de virada, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES), e garantir classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. A vaga veio de forma sofrida, pois o time carioca havia sido derrotado por 4 a 2 no duelo de ida, em Florianópolis, e assim precisava ganhar por ao menos dois gols de diferença para avançar na competição.
Ao comentar a classificação, o técnico Zé Ricardo exaltou a atuação da sua equipe, que não se desesperou após levar um gol já no começo do jogo desta quarta diante do adversário catarinense.
"Jogamos de acordo com o que era esperado. Tínhamos que tomar as ações desde o princípio. Conseguimos manter o equilíbrio defensivo durante a maior parte do tempo, apesar de termos sofrido um gol logo no início da partida. Possuímos uma equipe bastante experiente. Assim que tomamos o gol, vi o Pará levar a bola diretamente para o meio-campo. Pusemos a bola no chão e conseguimos virar a partida", ressaltou o treinador, em entrevista coletiva.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Já ao ser questionado sobre qual gol foi o mais importante neste mata-mata diante do Figueirense, o comandante disse que o segundo na derrota por 4 a 2 no confronto de ida, marcado por Marcelo Cirino aos 29 minutos do segundo tempo quando o time já perdia por 4 a 1, se tornou fundamental para a busca pela classificação nesta quarta-feira à noite.
"Creio que tenha sido o gol do Marcelo Cirino, em Florianópolis. Aquele foi o gol que nos colocou novamente na disputa. Não optei por trazer o Marcelo por uma questão tática. Conversamos bastante e esclareci que precisávamos de jogadores que tivessem dribles mais curtos. Acho que esse foi o gol mais importante para nossa classificação", ressaltou o técnico, que optou por não utilizar o atacante neste segundo confronto diante do Figueirense.
No final das contas, quem acabou fazendo o gol decisivo deste triunfo rubro-negro foi Fernandinho, que marcou aos 26 minutos do segundo tempo após substituir Éverton no decorrer da partida. "O Fernando vem tendo boas atuações. Participou do gol do Mancuello na partida contra o Atlético-PR. Ele é um atleta que trabalha demais. Possui a característica dos dribles curtos tanto pela esquerda quanto pela direita. Fico feliz pela boa performance dele. Treinamos com ele atuando pela esquerda e ele desempenhou um bom papel nessa noite", comemorou Zé Ricardo.
Após a vitória sobre o Figueirense, o Flamengo só voltará a jogar novamente na próxima quarta-feira, contra a Ponte Preta, novamente em Cariacica, pela 23ª rodada do Brasileirão, no qual ocupa a vice-liderança, três pontos atrás do líder Palmeiras.
"A equipe da Ponte joga de uma maneira muito equilibrada. Não venceram o Corinthians por acaso na última partida que fizeram pela competição. Eduardo Baptista é um estudioso do futebol e tem o elenco do time paulista nas mãos. Tentaremos fazer valer nosso mando de campo. Tenho certeza de que a torcida comparecerá ao Kléber Andrade novamente para nos apoiar", projetou o treinador.