Olimpíadas 2012

Yane Marques conquista bronze no pentatlo moderno

12 ago 2012 às 14:39

Na última competição da Olimpíada de Londres, o Brasil conquistou mais uma medalha. Yane Marques ganhou neste domingo o bronze no pentatlo moderno, que reúne as disputas de esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida num único dia. Na prova, a brasileira somou 5.340 pontos e terminou na terceira colocação.

A lituana Laura Asadauskaite, que lidera o ranking mundial, confirmou o seu favoritismo e conquistou a medalha de ouro com 5.408 pontos. A britânica Samantha Murray ficou com a prata ao superar Yane Marques na parte final do evento combinado, que reúne disputas de tiro e corrida, e terminou a disputa do pentatlo moderno com 5.356 pontos.


Assim, o Brasil encerra sua participação nos Jogos de Londres com 17 medalhas, quebrando o recorde de 15 pódios que conseguiu em Atlanta/1996 e Pequim/2008. A melhor campanha brasileira na história, porém, continua sendo a de Atenas/2004, quando ganhou cinco medalhas de ouro - foram 10 no total.


Em Londres, as medalhas brasileiras foram três de ouro (Sarah Menezes, Arthur Zanetti e vôlei feminino), cinco de prata (Thiago Pereira, Alison/Emanuel, Esquiva Falcão Florentino, vôlei masculino e futebol masculino) e nove de bronze (Felipe Kitadai, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Cesar Cielo, Adriana Araújo, Yamaguchi Falcão Florentino, Juliana/Larissa e Robert Scheidt/Bruno Prada e Yane Marques).


Pouco conhecida do grande público brasileiro, a pernambucana Yane Marques chegou a Londres como a terceira colocada do ranking mundial do pentatlo moderno. Aos 28 anos, ela disputou sua segunda Olimpíada, depois do 18º lugar em Pequim/2008. E, dessa vez, foi ao pódio olímpico.

Para chegar ao pódio, Yane esteve sempre entre as primeiras colocadas durante todo o dia de competição no pentatlo moderno. Na esgrima, que abriu a programação, terminou em sexto lugar. Depois, com a natação, subiu para a vice-liderança. E no hipismo ficou empatada com a lituana Laura Asadauskaite na ponta. Por fim, veio o evento combinado, com tiro e corrida, no qual a brasileira assegurou a medalha de bronze.


Continue lendo