A ATP anunciou nesta sexta-feira que o torneio organizado pela família de Novak Djokovic, em Belgrado, não constará mais em seu calendário, a partir deste ano. A falta de patrocinadores seria a causa do veto à competição, que tinha data marcada para começar em 29 de abril, na capital sérvia.
O torneio de nível ATP 250, cujos direitos pertencem ao tenista número 1 do mundo, era disputado em Belgrado desde 2009. Era a única competição de nível ATP disputada em solo sérvio. "Tomamos a decisão mais racional possível considerando-se as circunstâncias", registraram em nota, os organizadores do torneio, que são familiares de Djokovic.
Eles não citaram as causas da exclusão do torneio, mas especula-se que a falta de patrocinadores seria a principal responsável pelo fim da competição. Poucos patrocinadores gerariam menor premiação, o que atrairia menos tenistas Top.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Na tentativa de chamar atenção para o ATP de Belgrado, Djokovic chegou a disputar as três primeiras edições, com dois títulos (2009 e 2011), mas acabou desistindo de competir em 2012.
"Somos gratos a contribuição de todos na organização deste evento, que trouxe estrelas internacionais e atenção à Sérvia. Infelizmente, não conseguiremos manter o torneio e decidimos pôr fim à competição a partir deste ano", informou a nota oficial.
Disputado às vésperas de Roland Garros, o ATP de Belgrado integrava a chamada temporada de saibro da Europa, em preparação para o Grand Slam francês, disputado entre o fim de maio e o início de junho.