Pesquisar

Canais

Serviços

Com 234 atletas

Brasil tem 5ª maior delegação nas Paralimpíadas de Tóquio

Adalberto Leister Filho - Folhapress
24 ago 2021 às 10:29
- Miriam Jeske/CPB
Publicidade
Publicidade

O Brasil conta com a quinta maior delegação das Paralimpíadas de Tóquio-2020, que iniciam nesta terça-feira (24). A delegação nacional possui 234 atletas com deficiência e compete em 20 dos 22 esportes do programa dos Jogos.


O país disputa inclusive no badminton e no taekwondo, que estreiam nas Paralimpíadas, e só não terá representantes no basquete e no rúgbi em cadeira de rodas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Contando atletas sem deficiência, como guias, calheiros, goleiros e timoneiro, a delegação terá 259 integrantes. No total, serão 435 integrantes, somadas as comissões técnica, médica e administrativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Vai acontecer!

Vitor Belfort aceita luta com Popó, mas impõe condição especial

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba


O objetivo é se manter no top 10 do quadro geral de medalhas. Nos Jogos do Rio-2016, a equipe ficou em oitavo lugar, com 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes.

Publicidade


É a maior delegação do Brasil nos Jogos Paralímpicos no exterior, superando Londres-2012, quando o time nacional contou com 178 atletas. No Rio-2016, quando foi sede, teve 286 integrantes.


A maior delegação em Tóquio será a do Japão, com 254 atletas, que disputam os 22 esportes do programa paraolímpico. Em seguida vêm China (248), maior potência das Paralimpíadas, Comitê Paralímpico Russo (243) e Estados Unidos (235).

Publicidade


Como já aconteceu nas Olimpíadas, a equipe russa não irá competir sob sua bandeira e hino. O país foi punido por esquema de doping patrocinado pelo Estado.


Segundo números divulgados pelo Comitê Organizador de Tóquio-2020, haverá um total de 4.403 atletas. É a maior edição dos Jogos em número de participantes. O recorde anterior pertencia ao Rio-2016, com 4.328.

Publicidade


"Quebrar o recorde de participantes em Tóquio-2020 é uma prova do grande trabalho de todos os comitês paralímpicos nacionais e federações internacionais que foram além do seu dever durante esses tempos mais difíceis", destacou o brasileiro Andrew Parsons, presidente do IPC (Comitê Paralímpico Internacional).


As mulheres avançaram em representatividade, mas ainda estão longe de igualar o número de homens disputando as Paralimpíadas. Em Tóquio-2020, haverá 1.853 atletas no feminino, o que representa aumento de 10,9% em relação ao Rio-2016, que teve 1.671 mulheres.


Os homens, porém, ainda representam ampla maioria, com 2.550 atletas ou 57,9% dos competidores. As mulheres são 42,1% do total.

"Embora a gente ainda não tenha paridade de gênero, estamos caminhando na direção certa. O número de mulheres competindo nas Paralimpíadas quase dobrou desde Sydney-2000", afirmou Parsons.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade