O Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou nesta quarta-feira que um atleta do taekwondo testou positivo em um exame antidoping realizado durante a Olimpíada da Juventude de Nanquim (CHN), realizada em agosto deste ano. O evento reúne atletas entre 14 e 18 anos.
O competidor foi flagrado pelo uso da substância furosemida, um diurético que ajuda no emagrecimento - vale lembrar que, em esportes de luta, como o taekwondo e o judô, casos semelhantes não são raros, já que os atletas precisam permanecer dentro de suas faixas de peso.
O atleta em questão não teve nome, sexo e nacionalidade revelados. O COI manteve sob segredo a identidade do competidor já que ele era menor de idade durante a Olimpíada na China. Também não foi anunciado se o lutador será suspenso das competições. A infração, no entanto, não passará em branco, já que o atleta teve seu resultado em Nanquim anulado.
Leia mais:
Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida
Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?
Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas
Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação
Este é o primeiro caso de doping confirmado na Olimpíada da Juventude deste ano. E a notícia é um duro golpe nos ideais do COI, que realiza ações educativas para os competidores adolescentes durante a competição, uma delas justamente o combate ao uso de substâncias proibidas. A campanha foi promovida ao lado da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês).
Em Nanquim, foram realizados 596 exames antidoping, sendo 490 de urina e 106 de sangue. Os testes foram analisados em um laboratório em Pequim.