A final do Super Bowl LV, protagonizada por Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs, entrou para a história da NFL (National Football League). Isso porque, pela primeira vez na história, uma mulher integrou uma equipe de arbitragem na final da liga de futebol americano dos Estados Unidos. Sarah Thomas, 47, atuou como Down Judge na decisão de 7 de fevereiro que consagrou os Buccaneers, comandados por Tom Brady, campeões da temporada 2020/2021.
Thomas e outros sete juízes apitaram a decisão no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida. 25 mil pessoas puderam assistir ao jogo, sendo que deste total 7,5 mil eram profissionais da saúde vacinados. 30 mil cartazes com o rosto de fãs também estiveram nas arquibancadas.
"Sarah Thomas fez história novamente como a primeira mulher árbitra em um Super Bowl. Seu desempenho de elite e compromisso com a excelência lhe valeram o direito de arbitrar no Super Bowl. Parabéns para Sarah por esta merecida homenagem”, declarou Troy Vincent, vice-presidente executivo de operações de futebol da NFL.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Afinal, quem é ela?
Arbitrar no Super Bowl não foi a primeira vez que Sarah Thomas quebrou barreiras na modalidade. Em 2015, a norte-americana foi contratada pela NFL como juíza de linha e tornou-se a primeira mulher na arbitragem do futebol americano. Mais tarde, em 2017, ela passou a atuar como juíza de down, responsável por supervisionar faltas nas linhas ofensivas e defensivas.
Já em 2019, Sarah entrou novamente para a história como a primeira mulher na equipe de arbitragem de um jogo de playoff da NFL. Na ocasião, ela atuou na disputa entre New England Patriots e Los Angeles Charges.
Dia histórico no Mundial de Clubes
O dia 7 de fevereiro também foi marcado pela participação da brasileira Edina Alves no Mundial de Clubes, primeira mulher a arbitrar um jogo da competição. Alves atuou na disputa entre Al Duhail e Ulsan Hyundai FC pelo quinto lugar, juntamente com a brasileira Neuza Back e a argentina Mariana de Almeida.
Desde 2016, Edna Alves trabalhou como árbitra no Campeonato nacional masculino, Copa do Mundo feminina de 2019 e Copa América feminina de 2018.
Super Bowl LV
O Super Bowl LV, disputa entre os vencedores das conferências NFC (Conferência Nacional) e AFC (Conferência Americana) que decide o time vencedor da NFL, tem ganhado cada vez mais público pelo mundo, inclusive aqui no país. Se você ainda não está familiarizado com o esporte, que tal começar pelos maiores jogadores da história da competição?
Um levantamento do time da Betway, site de aposta esportiva, reúne uma equipe com os atletas que tiveram os maiores desempenhos na história do Super Bowl. No topo da lista aparece o quarterback Tom Brady, colecionador de sete títulos e cinco prêmios de jogador mais valioso do Super Bowl.