New England Patriots e Baltimore Ravens fizeram um jogo emocionante neste sábado pelas finais de divisão da NFL, em aberto até o último segundo. Mesmo não contando com um ataque terrestre - para ser ter ideia, o time correu 14 jardas na partida - mas apostando na mão calibrada de Tom Brady, o New England venceu por 35 a 31.
Com a vitória, o Patriots está na final da conferência americana. Aguarda o vencedor de Denver Broncos e Indianapolis Colts para saber quem será o campeão da AFC e irá ao Superbowl. Só que o Baltimore vendeu caro a derrota. Esteve na frente do placar grande parte da partida, chegou a fazer 14 a 0 e 28 a 14, viu o quarterback Joe Flacco mostrar muita eficiência e tentar no último lance do jogo, já com o cronômetro zerado, um passe de 50 jardas que quase resultou na virada.
Tom Brady passou 33 bolas em 50 tentativas, 367 jardas, conseguindo 3 touchdowns e com uma interceptação. Também fez um dos touchdowns do time. Joe Flacco passou 28 bolas em 45 tentativas, 292 jardas, conseguindo 4 touchdowns e sofrendo duas interceptações.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Do lado do Baltimore, destaque para o corredor Justin Forsett, que conseguiu 129 jardas (lembrando: quatro jogadores do New England, somados, fizeram 14 a pior marca da NFL em playoffs). No New England, Gronkowski recebeu 108 jardas e fez 1 TD. Mas quem recebe o titulo de herói foi Amendola, com dois touchdowns memoráveis.
O jogo foi elétrico, com mais de 50 jogadas de first down. O Baltimore começou muito bem, fazendo touchdowns nos dois primeiros ataques, com Flacco passando nas duas vezes. A primeira em 19 jardas para Aiken e a segunda para Steve Smith (que chegou a mais de mil jardas recebida em playoffs). Como não fez nada na primeira campanha, o New England só começou a agir quando o placar já estava 14 a 0. Um passe de 46 jardas de Brady para o tight end Gronkowski deixou o time na cara do gol e Brady correu 4 jardas para fazer o seu quinto touchdown de pós temporada na carreira fazendo 14 a 7.
Depois de dez minutos eletrizantes e muitos pontos, o jogo começou a ficar mais pegado para os quarterbacks. Flacco não encontrava recebedores e usava muito o corredor Justin Forsett e Brady era muito sacado. Chegou a discutir com os árbitros, alegando que as faltas estavam tendo excesso de violência. Após quatro jogadas que resultaram em nada (duas para cada time), mais uma vez um passe de Brady para Gronkowski. O lance foi concluído num passe de Brady para Amendola, que deu um voo espetacular já saindo pela linha lateral, mas com a bola dentro de campo, para empatar a partida.
A última jogada do primeiro tempo parecia que resultaria na virada do New England. Mas deu tudo errado para o time da casa. Tom Brady tentou um passe relativamente fácil , mas errou o alvo e acabou interceptado sem problemas pelo veteraníssimo Daryl Smith. Brady foi para o banco desolado e lamentando o erro de principiante. Com a posse de bola quase no meio de campo, Flacco foi acertando passes curtos até chegar à linha de 11 jardas e, dali, lançar para o tight end Owen Daniels recolocar o time visitante na frente com 21 a 14, encerrando o excelente primeiro tempo, no qual a defesa do Ravens simplesmente anulou o jogo de corridas do New England. Para se ter ideia, pelo chão o time da casa só conseguiu 17 jardas, com quatro jogadores diferentes.
O segundo tempo começou com uma jogada fantástica. O Baltimore estava em seu primeiro ataque quando teve um lance de quarta descida para seis jardas no meio de campo. Normalmente era um lance para devolver a bola, mas o técnico John Harbaugh mandou o time tentar a descida. Flacco achou Torrey Smith no meio de dois marcadores e o time avançou. Em seguida, o corredor Forsett deu uma de wide receiver. Receceu o passe para correr 16 jardas, fez 28 a 14 e calou o Gillette Stadium.
Mas o New England, logo na jogada seguinte. se saiu muito bem e mais uma vez Brady passou para Gronkowski fazer o touchdown e diminuir para 28 a 21.
O Ravens nada fez na jogada seguinte e devolveu a bola para o Patriots, que fez a sua jogada mais sensacional para empatar a partida. Tom Brady passou a bola para trás para Julie Edelman. Como o jogador que recebe a bola atrás da linha de passe pode fazer o lançamento se quiser, Edelman, wide receiver que foi quarterback no college, arriscou o passe numa jogada obviamente muito treinada. O passe encontrou Amendola que correu para 51 jardas e empatou o jogo em 28 a 28.
O momento era todo do New England. E ficou ainda melhor quando Flacco tentou um passe para T. Smith mas McCourty conseguiu interceptar. Esta foi a primeira interceptação que Flacco teve em 198 passes (segunda maior marca em playoffs - apenas Drew Brees, do New Orleans Saints, com 236, o supera na lista).
O Baltimore sentiu e por muito pouco não perdeu uma bola decisiva. Flacco perdeu uma bola (fumble) quando tocado e o New England recuperou e correu até uma jarda. Mas o juiz marcou uma falta do cornerback Ravis e a bola voltou para o time. Tenso, o Baltimore tratou de jogar a bola por terra, gastando o máximo de tempo. Após oito minutos fez um field goal: 31 a 28.
Restando cinco minutos para o fim, finalmente o New England ficou à frente no placar, quando Brady passou uma bola de 23 jardas para Brandon LaFell. Este foi o 46º passe para touchdown de Tom Brady na pós temporada e com isso ele ultrapassou os 45 do ex-jogador Joe Montana como o quarterback com mais passes em playoffs na história.
O Baltimore partiu para o desespero. Até conseguiu ir em frente numa quarta descida para três jardas com a bola no meio de campo. Mas Flacco acabou falhando no momento chave, tentou um passe para T. Smith, mas foi interceptado na end zone. Restavam dois minutos para o fim do jogo e o New England deixou o tempo passar para devolver a bola, que voltou às mãos do Baltimore quando faltavam 4 segundos para o fim.
Restava apenas uma jogada e ela foi dramática. Flacco conseguiu sair da marcação e lançou para mais de 50 jardas, uma "Ave Maria". No bolo de jogadores que foram na bola, a defesa do time da casa rechaçou. Fim de jogo. New England na final da AFC.