O San Antonio Spurs simplesmente atropelou o Oklahoma City Thunder na noite da última quarta-feira e abriu 2 a 0 na série melhor de sete das finais da Conferência Oeste da NBA. Em uma partida que ficou longe de ter o equilíbrio esperado nesta fase do campeonato, o time texano aproveitou o fato de atuar em casa e arrasou o adversário por 35 pontos de diferença, com um inesperado placar de 112 a 77.
Mais uma vez os Spurs aproveitaram a ausência do pivô congolês Serge Ibaka, que desfalca o Thunder até o fim dos playoffs por estar contundido, para abusar das infiltrações. Desta forma fez 2 a 0 com facilidade após dois jogos em casa. Agora a série vai para Oklahoma City, mas o time texano depende apenas de vitórias em casa para chegar à decisão da NBA pelo segundo ano seguido.
Ao Thunder, resta contar com o retrospecto. Em 2012, eles também estavam atrás na decisão do Oeste diante do Spurs após perderem os dois primeiros jogos em San Antonio, mas conseguiram reagir. O problema é que o time texano parece muito mais preparado na atual temporada e tem mostrado toda sua superioridade diante do adversário.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Até porque, além da ausência de Ibaka, o Thunder vem mostrando um elenco despreparado para chegar à decisão. Na quarta, o time venceu o primeiro quarto e tinha vantagem de três pontos até o início do segundo, mas aí os reservas entraram e não deram conta do recado. Danny Green acertou duas bolas seguidas de três - terminou com sete - e deu a liderança aos Spurs.
A partir daí, o time texano deslanchou. Venceu o segundo quarto por 34 a 18, o terceiro por 33 a 18 e garantiu a vitória. Por conta da larga vantagem do adversário, Kevin Durant e Russell Westbrook foram para o banco com pouco mais de um minuto restando no terceiro quarto e não voltaram mais para a partida.
Em dia irreconhecível, ambos terminaram com 15 pontos. Durant acertou apenas seis dos 16 arremessos que tentou. Westbrook, sete dos 24. Pelos Spurs, Tony Parker foi o cestinha, com 22 pontos, auxiliado pelos 21 de Danny Green. Tim Duncan ainda anotou 14 pontos e 12 rebotes, enquanto o brasileiro Tiago Splitter terminou com nove pontos e 10 rebotes.
Com a vantagem de 2 a 0 na série, o Spurs vai agora para Oklahoma City, onde disputará o jogo 3 no próximo domingo. Quem vencer a decisão do Oeste terá pela frente na final da NBA o campeão do Leste, que sai do duelo entre Miami Heat e Indiana Pacers. A série está empatada em 1 a 1 e o jogo 3 acontecerá no sábado, em Miami.