De volta ao comando da seleção brasileira masculina de handebol após quatro anos, o técnico Jordi Ribera Romans tem como primeiro objetivo o Pan-Americano de Seleções, que será disputado na Argentina a partir da próxima segunda-feira. No entanto, o próprio treinador não esconde que seu trabalho também tem como foco a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro.
"São duas frentes. A imediata, com bons resultados em curto prazo, como no Pan, e a garantia do futuro, cuidando dos atletas entre 13 e 15 anos. Quero ter ao meu lado pessoas que possam contribuir em todas as atividades que foram positivas da primeira vez. Os acampamentos e tudo o que for possível, serão pensando nos Jogos Olímpicos de 2016" , declarou.
O treinador espanhol foi bicampeão do Pan-Americano em sua primeira passagem pela seleção, de 2005 a 2008, e busca agora o tri da competição, que é classificatória para o Mundial de 2013, na Espanha. Para atingir esta meta, conta com uma equipe que, na opinião dele, evoluiu bastante nos últimos quatro anos.
Leia mais:
Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida
Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?
Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas
Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação
"Sei que muitos atletas que trabalharam comigo continuam hoje, com o meu estilo de enxergar o handebol. Mas muitas coisas extremamente positivas foram realizadas nesse tempo e fico feliz em ver o quanto a seleção masculina progrediu. É fundamental continuarmos esse processo, principalmente com os clubes dando sequência ao trabalho realizado na seleção. Tem que haver soma de esforços para caminharmos na mesma direção e todos enxergarmos o handebol da mesma maneira, tática e tecnicamente", avaliou.
Jordi Ribera Romans voltou ao Brasil no dia 1.º de junho e se reuniu na última terça-feira com os 20 atletas convocados para a primeira fase de treinamentos, que está sendo realizada em São José dos Pinhais, no Paraná. Destes jogadores, quatro serão cortados para que sobrem os 16 que vão para a Argentina disputar o Pan.