O alemão Sebastian Vettel foi o responsável na madrugada deste sábado (17) por garantir a hegemonia da Red Bull nos treinos classificatórios desta temporada da Fórmula 1. No GP da China, ele conquistou a sua terceira pole no ano e a quarta da equipe, que ainda teve o australiano Mark Webber largando em primeiro na Malásia. Para Vettel, a liderança no grid é resultado do carro "muito bom" da escuderia.
Massa
O líder do Mundial de pilotos, Felipe Massa ficou em 7º no grid e reconheceu falha na última curva. "Não foi boa a volta... Na verdade, foi bom até a última curva, quando errei e perdi a chance de brigar pelas melhores posições", disse, em entrevista à TV Globo.
Leia mais:
Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida
Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?
Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas
Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação
O brasileiro mantém o pensamento positivo de que pode terminar em uma boa colocação após as 56 voltas. "Todo mundo está pertinho, qualquer erro pode definir a corrida. Tenho de me preparar para fazer uma boa corrida. Com a Red Bull a gente tem de ter um pé atrás, eles fizeram todas as poles, vão estar fortes e vamos fazer o máximo para chegar o mais à frente possível."
À frente de Massa, líder do Mundial de pilotos até o momento com 39 pontos, estão as McLarens (Jenson Button e Lewis Hamilton), um Mercedes (com Nico Rosberg), o companheiro Fernando Alonso e as Red Bulls (de Sebastian Vettel, o pole position, e Mark Webber).
Barrichello
Por 33 milésimos de segundo, o brasileiro Rubens Barrichello não conseguiu passar para a última sessão do treino classificatório para o GP da China de Fórmula 1. No entanto, apesar do 11.º lugar no grid de largada, este não foi o maior problema do dia para o piloto, já que sua Williams precisou ter o motor trocado.
A troca de motor não gera punição porque está dentro do limite de oito motores por piloto estipulado para esta temporada da Fórmula 1. Outro problema para Barrichello é que parte do equipamento da Williams - e de outras equipes - ficou preso na alfândega chinesa e assim a escuderia inglesa não pôde fazer atualizações no carro.
Pole
"Nós conseguimos a quarta pole consecutiva para a Red Bull. Estamos provando que nós temos um carro muito bom, não importa o circuito. Estou muito satisfeito hoje (sábado)", afirmou o alemão, que aparece em terceiro no Mundial de pilotos, apenas dois pontos atrás do brasileiro Felipe Massa, e vem embalado pela vitória na Malásia.
Mesmo com o bom desempenho da Red Bull, Vettel admitiu a dificuldade para conquistar a pole. "Foi difícil hoje. Eu não estava feliz ontem (sexta-feira) e esta manhã, como o Mark estava um pouco mais rápido que eu. Nós fizemos algumas modificações seguindo o carro do Mark, mas ainda assim foi extremamente difícil", disse. "Eu achei um traçado que funcionou, lembrando coisas do ano passado."
Logo atrás de Vettel, a Red Bull também garantiu a segunda posição no grid com Webber, que ressaltou o esforço da escuderia para fazer os últimos acertos nos carros. "Tínhamos coisas chegando ontem à noite para os nossos carros que nunca deveriam ter chegado aqui com a erupção do vulcão na Europa. Não foi fácil, então foi um grande esforço de equipe", reconheceu o piloto australiano.