Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Durante a Expo

Ambientalistas criticam aeroporto perto da Mata dos Godoy

Marilayde Costa - Redação Bonde
09 abr 2012 às 18:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pela primeira vez numa apresentação do Arco Norte, Plano de Desenvolvimento Regional, os coordenadores do projeto enfrentaram a oposição de pessoas contrárias à construção do Aeroporto Internacional de Cargas previsto para a região zona sul de Londrina, próximo à Mata dos Godoy.

O debate aconteceu durante Fórum Feminino em Apoio ao Arco Norte, promovido pelo Conselho da Mulher Empresária, do Instituto AKY (A.Yoshii), e da Coordenação da Região Metropolitana de Londrina (Comel), na tarde desta segunda-feira (9) durante a 52ª ExpoLondrina. O evento reuniu cerca de 150 pessoas no recinto no auditório Soiti Taruma, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após a palestra do coordenador do Arco Norte, Marcelo Mafra, a gerente do Parque Estadual da Mata dos Godoy, Leliana Casagrande Luiz, pediu a palavra para defender o aeroporto em outro local. "Vamos implementar um aeroporto em cima de uma área de conservação e do manancial que abastece Londrina e Arapongas", questionou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepara!

Ingressos para ExpoLondrina 2018 começam a ser vendidos em 1º de março

Imagem de destaque
53ª edição

ExpoLondrina começa com anúncio de investimentos

Imagem de destaque
Encontro nesta sexta

Prefeitos debatem agricultura na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Bovinos de corte e equinos

ExpoLondrina tem 4 leilões de animais neste fim de semana


Apresentando-se como amiga da família Godoy, Norma Nasser Gardenn também discordou da localização da obra. "Acompanhei toda a luta do Olavo Godoy (ex-proprietário da área) para o tombamento da mata. Se a gente chega perto de um animal ele já foge, imagine com aviões passando por cima da mata", criticou.

Publicidade


Em contrapartida, Mafra assegurou que o local foi escolhido após uma análise de técnicos da Ministério da Aeronáutica que visitaram aeroportos das oito cidades que abrangem o Arco Norte - Londrina, Assaí, Jataizinho, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. De acordo com a avaliação técnica, nenhuma das cidades possui aeroporto com padrões para abrigar um Aeroporto Internacional de Cargas e o melhor local para a construção do aeroporto seria uma área de 5,7 hectares, declarada de utilidade pública, nas proximidades da Mata dos Godoy.


Segundo Mafra, a área possuiu 10 km de platô (terreno plano), em concordância com os padrões aeronáuticos de ventos favoráveis para a navegação de aeronaves de grande porte. "O ponto mais próximo do aeroporto com a Mata do Godoy chega a um quilômetro de distância. Este projeto não é uma ameaça ambiental e sim uma oportunidade de desenvolvimento para a região", frisou.

Publicidade


Marcelo adiantou que o Arco Norte já conta com dois importantes parceiros, o Instituto Cerdà, da Espanha, e Lufthansa, da Alemanha. Mas também apontou outras quatro potenciais parceiros: DHL, Antonov, Samsung e Airports Company. A reportagem apurou que só o estudo de viabilidade segundo orçamento feito pela Lufthansa Consulting custa cerca de R$ 1 milhão. As obras de infraestrutura rodoferroviárias, de acordo com Mafra, somam aproximadamente R$ 3,5 bilhões.


Arco Norte

O projeto âncora propõe a construção de um aeroporto sítio aeroportuário, sob o conceito de "Aeroporto Cidade", dotado de pista de mais de quatro quilômetros de extensão, próprio para operações de aviões de carga de grande porte, como o A-380 e o Antonov. A expectativa com o Arco Norte é que exerça forte atratividade sobre empreendimentos caracterizados por produtos de alto valor agregado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade