Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na ExpoLondrina

Sardenberg abre Prêmio Ocepar de Jornalismo

Thamiris Geraldini - Equipe Bonde
10 abr 2012 às 01:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na noite desta segunda-feira (09), o jornalista e comentarista econômico Carlos Alberto Sardenberg esteve presente no Parque de Exposições Ney Braga para ministrar palestra sobre as projeções econômicas do país.

Ele falou sobre como o agronegócio é a porta de entrada para alavancar a economia brasileira, além de destacar os desafios e as oportunidades enfrentadas pelo país no momento atual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O palestrante destacou as expectativas mundiais que rondam o Brasil acerca do seu forte potencial em produção de alimentos. Estima-se que metade da demanda adicional de alimentos produzida no mundo nos próximos 25 anos deverá sair do Brasil. Fato que, segundo ele, só será comprovado se o governo investir ainda mais no agronegócio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepara!

Ingressos para ExpoLondrina 2018 começam a ser vendidos em 1º de março

Imagem de destaque
53ª edição

ExpoLondrina começa com anúncio de investimentos

Imagem de destaque
Encontro nesta sexta

Prefeitos debatem agricultura na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Bovinos de corte e equinos

ExpoLondrina tem 4 leilões de animais neste fim de semana

Sardenberg explicou que a estagnação econômica do país foi causada pela falta de investimento no ramo que prometia prosperar cada vez mais. A partir do momento em que o governo se viu bom no setor do agronegócio, parou com os investimentos e desviou o foco para outros setores. "Em muito breve o mundo precisará de muito mais alimento de que dispõe hoje. O Brasil deveria usar este fato como estratégia de desenvolvimento econômico. Incentivando o surgimento de indústrias especializadas no ramo alimentício, investindo na exportação e em tecnologia", opina.

Publicidade

Além do pouco investimento no setor, outro fato destacado acerca da falta de progresso na economia brasileira foi a alta carga tributária adotada pelo governo, equivalente a de países desenvolvidos. A pressão tributária elevada para os padrões do país conduz a uma situação paradoxal: faltam recursos para investimentos, principalmente na infra-estrutura econômica do país. "O Brasil gasta 17,6% do PIB em despesas primárias, não em investimento para o desenvolvimento do país. O setor público brasileiro é deficiente: arrecada muito e gasta mal. Passar o desenvolvimento da infraestrutura para empresas privadas é uma alternativa para que o país cresça", diz.


Prêmio Ocepar de Jornalismo


Durante o evento, o Sicredi e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) lançaram a 9ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo. O prêmio adotou este ano o mesmo tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Ano Internacional das Cooperativas: "Cooperativas controem um mundo melhor". No total, serão distribuídos R$ 53 mil em prêmios.

A novidade da edição esta na criação de uma nova categoria em disputa: a Universitário. Estudantes de Jornalismo poderão concorrer com matérias que abordem o tema do prêmio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade