Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra A

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Frutas

Abacate - É um fruto originário do México e aclimatado no Brasil. É rico em gordura, principalmente a do tipo monoinsaturada, a mesma do azeite de oliva, considerada pelos especialistas em nutrição como um tipo de gordura saudável, pois ajuda a controlar a taxa do mau colesterol no sangue. Contém vitaminas A, B1, B2, niacina, ácido fólico, ferro, potássio, cálcio e é uma excelente fonte de fibras (fornece 6 g 100 g de polpa (um adulto precisa de 20 g a 30 g por dia).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Abacaxi - Também chamado de ananás e nativo da América do Sul, hoje é cultivado nas áreas tropicais do mundo inteiro, inclusive no Brasil. A fruta pode ser usada ao natural, em sucos, saladas, em compotas, em geléias, etc. Uma xícara com pedaços de abacaxi fresco fornece 25mg de vitamina C (40% da necessidade diária de um adulto). Também fornece quantidades úteis de outros nutrientes, entre eles, ferro, magnésio, cálcio,carboidratos, fósforo, e vitaminas A, B e C. O abacaxi também é digestivo e rico em fibras solúveis, o que poderia ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Leia mais:

Imagem de destaque
Leitura saudável

Renda-se às receitas dos tempos da vovó e viva melhor!

Imagem de destaque
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letre E

Imagem de destaque
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra C

Imagem de destaque
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra B


Acerola - É uma fruta tropical, nativa das Antilhas, da América Central, e do norte da América do Sul. A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C - em 100 g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja. É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.

Publicidade


Hotaliças, grãos e raízes


Abóbora - Cultivadas em todo o mundo, as abóboras fornecem polpa e sementes comestíveis. A polpa pode ser assada ou cozida, usada em sopas ou ensopados, ou se tornar recheio de ravióli. As abóboras como todos os vegetais de pigmentação alaranjada, são ricas em beta-caroteno e vitamina C. Elas apresentam pouquíssima gordura e muitas fibras. Têm também alto teor de óleo vegetal insaturado, uma fonte de vitamina E, e são ricas em vitaminas do complexo B. Como as abóboras absorvem água, perdem alguns nutrientes e calorias por peso quando fervidas. Maduras, rendem doces e compotas deliciosos.

Publicidade


Acelga - Hortaliça pouco consumida no Brasil, a acelga é rica em vitamina A, C, Niacina e de sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Possui ainda quantidades significantes de fibras que auxiliam no movimento intestinal.


Agrião - É rico em vitamina A, C e minerais como o iodo, enxofre, cálcio, fósforo e ferro. O agrião é muito usado em saladas cruas, mas pode ser utilizado também de outras formas, como complemento para sanduiches, recheio para panquecas, etc.


Alface - Apresenta quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro. Juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para as saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante e facilidade de preparo.

Arroz - As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína. É um alimento rico em amido, fornecendo energia e contribuindo para a síntese de proteína.
Almeirão – Sua principal características são as folhas de sabor amargo. Contém minerais como cálcio, fósforo e ferro e vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina), e ainda, em menor quantidade, vitamina C.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade